sexta-feira, 31 de julho de 2020

Histórias reais que temos como lendas urbanas

Imagem ilustrativa para lendas urbanas

Lendas urbanas fazem parte do imaginário coletivo, quem nunca ouviu falar de alguma lenda clichê daquelas que tiram o sono das crianças?

 Mas você sabia que algumas delas são reais? A maioria dessas histórias são tão bizarras que acabamos pensando que são apenas invenção para assustar pessoas, mas hoje você vai conhecer algumas dessas lendas urbanas que são reais.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Berenice - Edgar Allan Poe - Conto Narrado



Lírica é um quadro voltado para a literatura, nesse vídeo é narrado o conto Berenice, de Edgar Allan Poe, você pode acompanhar a leitura no vídeo, gravado a partir do livro "Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe", 
da editora Círculo do Livro. 

segunda-feira, 27 de julho de 2020

5 práticas de lavagem cerebral por quais passamos diariamente e nem percebemos


Práticas de Lavagem Cerebral do dia a dia

"O mundo está cheio de pessoas que sofreram lavagens cerebrais e fizeram coisas absurdas, como se matar ou matar a outros, tal como aconteceu no caso da família Manson."


A família Manson, em 1969 causou alvoroço e uma série de mortes nos EUA, sob a liderança de Charles Manson. Mesmo as pessoas mais espertas estão sujeitas a apoiarem causas não tão espertas, por conta da forma como essas ideias são expostas pelos líderes dos grupos.


A matéria abaixo mostra algumas técnicas que são usadas, consciente ou inconscientemente, por certos grupos para, de alguma forma, cativar seus membros a agirem de acordo com os interesses do bando. Não serão abordadas técnicas de controle mental, mas sim práticas simples que podem ser usadas para cativar/fidelizar um grupo de pessoas.


Tais técnicas podem ser observadas algumas vezes em filmes e até mesmo em entrevistas de emprego, quando o agente de recrutamento demonstra as vantagens de se trabalhar na empresa além do ponto de vista financeiro.


segunda-feira, 13 de julho de 2020

Avanços Tecnológicos #2: Uma era tecnológica, e se viajássemos no tempo?

Uma era tecnológica, e se viajássemos no tempo?

E se viajássemos no tempo e conversássemos com alguém de séculos passados? Alguns fatos e um pouco de ficção.


Para ler a primeira parte desta série de artigos, clique aqui.

Para começar a segunda parte dessa série sobre tecnologia, ou melhor dizendo, avanços tecnológicos, deixarei um mix de Dark Synth para você ouvir durante a leitura, se assim preferir.


Sempre escrevo ou leio ouvindo playlists do mais diversos gêneros, contando que tenha pouco, ou nenhum vocal, um som mais atmosférico. 

As vezes entro em minha conta do youtube, escolho uma música que combine com a narrativa que escolhi, então abro o livro e começo a ler, ouvindo desde música clássica à cyberpunk, com o livro em mãos, e fones de ouvido, tenho uma experiência mais imersiva, me concentro melhor na leitura.

Cena do filme Donnie Darko, de 2001

"Você acredita em viagem no tempo?" - Cena do filme Donie Darko, de 2001.

Imagino em um passado não muito distante, um jovem com minha idade, 22 anos, usando roupa de época, em sua casa, colocando um disco de vinil para tocar em sua vitrola, enquanto pega um dos exemplares da sua estante e, se recosta na poltrona no canto do aposento, pondo-se a ler o seu livro.

Se, de alguma maneira, eu batesse à porta deste cavalheiro, e ele, por ventura, me convidasse para entrar e fumar tomar um chá, em primeira instância não acreditaria em minha pessoa quando o falasse que vim do futuro. 

sábado, 11 de julho de 2020

Suspiria (2018) - Análise - Mortalha Takes


Ponto de Vista é uma série onde realizo análises de obras cinematográficas. Neste vídeo disserto sobre o filme Suspiria - A Dança do Medo, um remake do filme clássico original, desta vez protagonizado por Dakota Johnson. Um filme de terror, repleto de referências simbólicas, políticas, artísticas e ocultistas.

Inscrevam-se! Vídeos novos às quartas e aos sábados, ao meio dia.

Estudo aponta que fãs de filmes de terror lidam melhor com a pandemia

Filmes de terror na quarentena, imagem ilustrativa de um texto sobre os benefícios dos filmes de terror para a saúde.

"Consumidores de conteúdo de horror tendem a ter menos problemas psicológicos", diz Coltan Scrivner, da Universidade de Chicago.

Nessa quarentena diversos estudos científicos estão sendo feitos, e inúmeros são os publicados, dentre estes, alguns comentam acerca do comportamento das pessoas perante o Covid-19, e também as reações emocionais e psicológicas desencadeadas pela pandemia/quarentena.

Alguns destes um pouco peculiares, como um estudo divulgado recentemente, que comprova que fãs de terror estão suscetíveis a lidarem melhor com a situação pandêmica. O estudo foi feito por um grupo de psicólogos da universidade de Chicago.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Avanços Tecnológicos #1:Algumas coisas utópicas criadas graças à tecnologia

O rápido avanço da tecnologia

Do ponto de vista atual, pode não parecer muito utópica ou futurista, mas é a nossa realidade, talvez antigamente a enxergassem assim, meio "Black Mirror".


É certo que, a tecnologia, já é algo intrínseco à nossa rotina.

Um exemplo são nossos Smartphones, temos diversos recursos, tudo reunido em um minúsculo aparelho: lanterna, câmera, calculadora, GPS, gravador de voz, enfim, é um avanço muito grande se compararmos isso aos antigos telefones que apenas faziam e recebiam chamadas.
 A tecnologia nos permite carregar uma biblioteca dentro da mochila, ou até mesmo do bolso, conversar com uma pessoa do outro lado do mundo em tempo real, trabalhar sem sair de casa, e uma infinidade de coisas, hoje em dia tão comuns que já nos acostumamos.

Trago nesse artigo algumas coisas que, a primeira vista, podem parecer comuns para nós que estamos acostumados com a tecnologia. Mas, se pararmos para pensar, muito do que é tido como "normal" hoje em dia em relação a mesma, um dia já foi considerado utopia.

Para deixar a leitura mais agradável, segue-se abaixo um mix de synthwave 
(que eu ouvia enquanto escrevia esse texto):


domingo, 5 de julho de 2020

Fatos acerca do morte do ator Brandon Lee no set de filmagem de O Corvo

Fotografia de Brandon Lee em, O Corvo, filme de 1994.

Ontem publiquei no Mortalha Takes um vídeo, com uma pequena análise do filme O Corvo de 1994, tendo como protagonista Brandon Lee. Foi nesse filme onde o mesmo levou um disparo acidental, que causou sua morte, até comentei no vídeo sobre o acontecido, porém de forma resumida.



Para conferir o filme completo, clique aqui.

Nessa madrugada de domingo decidi trazer para vocês alguns fatos a mais sobre a morte do ator, Brandon Lee, que marcou a história do cinema, seguindo os passos de seu pai, Bruce Lee, que coincidentemente também morreu jovem  nos períodos das gravações de seu último filme.

Mas falemos disso, mais detalhadamente, na íntegra.

sábado, 4 de julho de 2020

O Corvo (1994) - Análise - Mortalha Takes



Ponto de Vista é uma série do canal Mortalha Takes, onde realizo análises de obras cinematográficas. Neste vídeo de estreia, disserto sobre o filme O Corvo, de 1994, estrelado por Brandon Lee, que acabou falecendo durante a gravação do filme.