terça-feira, 28 de abril de 2020

Governo dos EUA divulga vídeos oficiais de OVNIs

Imagem retirada de um dos vídeos divulgado pelo governo dos EUA mostrando o avistamento de OVNIS.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos divulgou oficialmente nesta segunda-feira (27) três vídeos de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs).


As imagens foram gravadas por câmeras de infravermelho de caças americanos e mostram os soldados da marinha dos EUA interagindo com objetos voadores que se movem rapidamente. As informações são da ABCNews.

Segundo o Pentágono, os registros são de novembro de 2004 e janeiro de 2015. Os vídeos já haviam sido divulgadas, sem autorização do governo, pelo jornal New York Times e pela To the Stars Academy of Arts and Science, um grupo privado de mídia e pesquisa científica.

Leia também: MÍDIA REVELA A EXISTÊNCIA DE VIDA EXTRATERRESTRE

A publicação dos vídeos ocorreu após uma análise minuciosa, na qual foi constatado que a exposição das imagens não afeta as investigações dos EUA sobre fenômenos aéreos não identificados.


O conturbado casamento de Edgar Allan Poe com sua prima de 13 anos

Ilustração do escritor Edgar Allan Poe

Em 1835, aos 27 anos, o aclamado autor consumou matrimônio com a menina e, assim, os dois deram início a uma vida bastante turbulenta e dolorosa.


Conhecido por seus livros com temáticas no mínimo obscuras, Edgar Allan Poe é um dos maiores expoentes do romantismo nos Estados Unidos e da literatura mundial. Trabalhando como autor, poeta, editor e crítico, ele marcou o universo literário.

Em sua vida pessoal, entretanto, as coisas se pareciam muito mais com os temas de suas obras do que com o glamour de sua fama, algo que não atingiu durante a vida. Para começo de conversa, ele ficou órfão ainda muito jovem e, quando mais velho, viciou-se em bebidas alcoólicas.

Não entraremos no mérito de dissertar sua biografia, já foi publicado aqui no blog um artigo especialmente para falar sobre o autor, sua vida e obra.




Como se não bastasse a miríade de problemas pelos quais Poe passou, ainda pode-se citar seu casamento com Virginia Eliza Clemm Poe, sua prima de 13 anos. Recheado de traições e doenças fatais, o casamento estava destinado ao fracasso desde o dia em que ambos assinaram os documentos.


segunda-feira, 27 de abril de 2020

Astros do Rock que atacaram à Deus e ao cristianismo - Parte III

Vestal Masturbation, camisa lançada pela banda Cradle of Filth, com os dizeres Jesus is a cunt e com a imagem de uma freira se masturbando.


Confira as outras partes deste artigo clicando nos links abaixo:


________________________________________________________________________

O site Gigwise relembrou uma série de bandas e estrelas da música que denegriram, ridicularizaram ou marretaram a religião em entrevistas, músicas, apresentações polêmicas ou arte de álbuns.

 Alguns são ateístas, já outros expressam alguma reprovação e, no outro extremo, há satanistas e os grupos anti-religiosos que veementemente atacam a igreja, Deus e Jesus Cristo.

Confira abaixo algumas das bandas e artistas que causaram polêmica ao abusarem da liberdade de expressão.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Bases filosóficas do horror cósmico na literatura e alguns livros para download

Ilustração com montagem de H.P. Lovecraft em meio às criaturas de suas obras.


Conheça essa subcategoria da literatura de terror que tem H.P. Lovecraft como principal representante, com suas obras fantasiosas e macabras.


Um cientista se depara com um acontecimento insólito. 

Homem racional e cético, resolve desvendá-lo e começa a investigar por conta própria. A cada novo indício encontrado, fica mais evidente que o ocorrido não obedece às leis criadas pela ciência humana; mas, dotado da curiosidade e da soberba características dos homens de razão, ele persiste. 

Quando enfim encontra o agente ou a causa do evento, é tarde demais: trata-se de algo que sua mente não é capaz de entender. 

Acaba enlouquecendo ou suicidando-se.

[...]

Em algumas linhas, essa é a essência de uma narrativa de horror cósmico, ou medo cósmico. Assim ficou conhecida a vertente literária que, a partir do começo do século 20, consolidou-se entre autores de língua inglesa e cujas características, hoje, são encontradas em tantos livros, filmes, séries e games.


O termo horror cósmico foi muito usado pelo autor norte-americano Howard Phillips Lovecraft (1890 - 1937) para designar seu próprio projeto estético.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Introdução ao Caoísmo: Uma subversão mágicka

Ilustração com fotografias de magos do caos, como Austin Osman Spare, com a estrela do caos, ou caosfera sobre o rosto, Grant Morrisson, Alan Moore, Robert Anton Wilson, Peter Carroll, Timothy Leary, dentre outros.

[Para quem está interessado em conhecer mais a fundo o assunto, ao final desse artigo deixarei o link dos livros aqui citados em versão digital para download]

NADA É VERDADEIRO, TUDO É PERMITIDO!

Este mote, geralmente atribuído à fantástica figura de Hassan i-Sabbah, é o estandarte da mais jovem das correntes mágicas ocidentais: a Magia do Caos.

Transcendendo o conceito ortodoxo de ocultismo, os Caoístas procuram transmutar todos os aspectos de sua existência em atos deliberados de criação, destruição e diversão. Para isto, mesclam Magia, Arte e Ciência, evitando sempre cair na armadilha de levar qualquer coisa demasiadamente a sério. 

Seja bem vindo às mares do Caos, 
onde todo homem é Shiva e toda mulher é Kali.




Já escrevi sobre essa vertente mágicka por aqui no Mortalha, porém por ser um assunto vasto e mutável, sempre haverá algo a acrescentar. Deixarei os respectivos links para outros artigos complementares como fiz acima.

Enfim, sem mais delongas, vamos à matéria.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Asteroide gigante passará perto da terra no final desse mês de abril

Asteroide se aproximando da terra

Um asteroide que pode ter até 4 km de diâmetro vai passar perto da Terra no próximo mês de abril, notícia que chegou a deixar algumas pessoas em pânico, ainda mais em tempos de apreensão por conta da pandemia do Coronavírus. Mas não há nenhum motivo para se preocupar com uma colisão, de acordo com a NASA.

O corpo celeste, cujo tamanho pode ser o equivalente à metade do Monte Everest, conforme as estimativas, chegará a uma distância de 6,2 milhões de km do nosso planeta, o que é considerado relativamente próximo pelos cientistas e corresponde a 16 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Simulação mostra como NASA tentará desviar um asteroide da órbita da Terra

Ilustração de asteroide se aproximando da Terra

A comunidade de astrofísicos aguarda ansiosa pelo primeiro lançamento da missão Teste de Redirecionamento de Asteroides Duplos – ou simplesmente DART – criada pela NASA para testar a técnica desvio de asteroides que possam ameaçar a Terra. Cientistas fizeram simulações para averiguar a eficácia da sonda, que usará a técnica do pêndulo cinético para mudar a trajetória de rochas espaciais - e os resultados devem ser de grande importância para as missões.

Um grupo de pesquisadores no Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL) está à frente do projeto, e suas descobertas foram publicadas em um artigo na revista Earth and Space Science. Eles conduziram testes em simulações computacionais usando um código chamado de Spheral, que permitiu à equipe agrupar os dados necessários, desde modelos até parâmetros materiais, para uma simulação fidedigna de um impacto com um asteroide.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Coronavírus: Governo usará dados de telecomunicação para monitoramento de pessoas

Imagem ilustrativa de funcionário do governo monitorando dados através de inúmeros monitores de computador.

Segundo o governo, a ideia por trás do monitoramento de informações é identificar aglomeração de pessoas durante a quarentena. Seria só isso?


As operadoras de telecomunicação repassarão informações sobre a circulação de pessoas para que o governo faça avaliações e desenvolva estratégias de prevenção e combate à epidemia do novo coronavírus. 

A parceria vai durar o período da calamidade pública da covid-19 e 
envolve as empresas Vivo, Claro, Oi, Tim e Algar.

De acordo com o sindicato das empresas do setor (Sinditelebrasil), serão repassados dados agregados e anonimizados da circulação dos seus clientes. 

Os dados permitirão visualizar “manchas de calor” da concentração de pessoas em localidades de todo o país, auxiliando o governo a localizar onde estão ocorrendo aglomerações.

Imagem ilustrativa representando um mapa de calor.

Quando uma pessoa liga um celular, o aparelho se conecta a uma antena, chamada no linguajar técnico de Estação Rádio-Base (ERB).

Segundo o presidente executivo do Sinditelebrasil, Marcos Ferrari, a informação repassada ao governo será de quando e onde ocorreram essas conexões entre usuário e redes das operadoras.

domingo, 5 de abril de 2020

"Um Livro Infantil dos Demônios" ensina crianças a conjurarem tais entidades

Ilustração de capa do livro A Children's Book of Demon de Aaron Leighton.

Essa é uma ideia bastante peculiar, quando vi a postagem pensei que se tratava de algum título sensacionalista, porém pesquisando um pouco mais acabei por concluir que a obra intitulada: "Um Livro Infantil dos Demônios" é real.

O livro foi publicado e amplamente distrubuído, por cerca de $90,00 através de sites como Amazon (clique aqui para conferir), Walmart, dentre outras livrarias.

Segue abaixo o resumo do livro escrito pelo autor Aaron Leighton:

"Não quer tirar o lixo hoje à noite? Talvez você esteja cheio de lição de casa? Talvez esse valentão esteja sendo uma chatice de verdade? Bem, pegue seus lápis de cor e suas habilidades de desenho de sigilos e invoque alguns demônios! Mas tenha cuidado, mesmo que esses espíritos sejam mais tolos do que assustadores, 
eles ainda são demônios."


Confira abaixo uma pequena resenha do livro e outros detalhes sobre o mesmo:

sábado, 4 de abril de 2020

Lords of Chaos: Finalmente lançada a versão brasileira do polêmico livro

Imagem de divulgação do filme Lord of Chaos, contendo três pessoas com as mãos levantadas enquanto uma igreja pega fogo mais a frente, fazendo referência à queima de igrejas da década de 90 na Noruega.

Lords of Chaos trata-se de um livro lançado oficialmente em 1997 pelos autores Michael Moyniham e Didrik Søderlind, o mesmo conta a história dos polêmicos acontecimentos que permearam a Noruega durante os anos noventa.

A ascensão do Black Metal (e satanismo) na época junto da crescente onda de revolta contra status quo (já que a Noruega possuía raízes pagãs, antes de ser "infectada" pelo cristianismo), isso resultou na queima de diversas igrejas como forma de protesto, dentre outros crimes, como homicídios.

O livro deu origem ao filme de mesmo título, lançado ano passado (2019), contando a mesma história, agradando e desagradando muitos fãs do Black Metal, inclusive músicos que participaram dos eventos criminosos na década de 90, como por exemplo, Varg Vikernes, da "banda de um homem só", Burzum.

Já escrevi uma análise sobre o filme Lords of Chaos aqui no Blog Mortalha, 
para lerem basta acessar o link abaixo:



Depois de mais de duas décadas, finalmente o livro Lord of Chaos chega ao Brasil, ganhando sua versão em português. A edição nacional vem em formato de luxo com capa dura e em tiragem extremamente limitada. 

O lançamento oficial ocorrerá no dia 10 de julho, porém já está em pré-venda pelo site da editora, com 30% de desconto, neste link.

Confira abaixo capa e a sinopse original da obra:

Por trás das câmeras dos grandes clássicos do cinema em fotografias raras

Montagem com cena do filme O Iluminado, na imagem vemos câmeras da produção, uma personagem segurando um bastão e o protagonista Jack Torrance com a cabeça editada.

Alguns filmes são muito bem trabalhados: a direção/produção, as imagens e não esqueçamos dos atores, que em sua maioria, encarnam tão profundamente o papel dos personagens que acabamos por nos esquecer que tratam-se de obras de ficção. E é esse o objetivo de todo cineasta.

Nesse artigo trago algumas fotografias que mostram os bastidores de alguns dos clássicos da sétima arte, lembrando-nos que por trás de cada cena memorável haviam câmeras e uma produção inteira. 

Confiram abaixo as imagens, mostrando algumas obras cinematográficas 
clássicas através de um outro ângulo.