terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Filmes de terror mais aguardados para 2020

Filmes de terror que serão lançados em 2020.

Confira as outras partes deste artigo clicando nos links abaixo: 

FILMES DE TERROR MAIS AGUARDADOS PARA 2020 - PARTE II


FILMES DE TERROR MAIS AGUARDADOS PARA 2020 - PARTE III

FILMES DE TERROR MAIS AGUARDADOS PARA 2020 - PARTE IV
_________________________________________________________________________

Não pretendia escrever nada por aqui hoje, afinal é virada de década, mas cá estou, isso me manterá ocupada já que não tenho nada de importante pra fazer, pelo menos não pela manhã, virei a noite assistindo os primeiros filmes da franquia Sexta-Feira 13, ao terminar o terceiro me veio a ideia  de escrever esse post, então abri uma lata de energético e estou aqui tentando fazer uma introdução interessante para vocês.

Consumo pouco as produções atuais de terror, confesso, sou meio conservadora tratando-se de filmes, sempre revejo os antigos, os modernos apelam muito para sustos e efeitos especiais em excesso, esquecendo-se do principal, o roteiro, boa parte dos filmes antigos possuem efeitos especiais até toscos se pararmos pra analisar, porém o conteúdo do mesmos torna esse detalhe perdoável.

(Não me entendam mal, não estou falando de TODOS os filmes modernos, já li algumas resenhas aqui mesmo no Mortalha de filmes atuais, inclusive recentemente assisti um que o David me indicou, chamado "Hereditário" que me impressionou bastante não só pelo roteiro, mas pelo clima sinistro que o filme trás).

Partindo dessa premissa, vim aqui nesse post especial de ano novo trazer para vocês alguns dos lançamentos de terror mais aguardados para esse ano de 2020.

domingo, 22 de dezembro de 2019

Catarse Poética - Coletânea Literária Independente

Logotipo da coletânea Catarse Poética

A coletânea Catarse Poética trata-se de um projeto literário independente, idealizado e concretizado em 2016/2017 por David Alves Mendes (autor deste blog) que continua levando a ideia adiante, produzindo livros digitais para download gratuito assim como livros impressos para venda, e mais recentemente, realizando audiovisuais e postando no canal da coletânea.

Agora escrevendo em primeira pessoa, posso afirmar que fazia um bom tempo que não publicava nada aqui no Mortalha, levando em consideração o fato de que estava redigindo e adaptando artigos diariamente para vocês. 

Explico meu afastamento no post anterior (para acessar clique aqui), mas resumindo, estou realizando mudanças na sistemática do blog em geral, muita coisa irá mudar por aqui e, como em toda reforma, é necessário um certo espaço de tempo para que as coisas aconteçam.

Atualmente estou me ocupando mais com esse meu projeto literário, a Catarse Poética, no início o foco era apenas produzir obras literárias e as disponibilizar em PDF para download gratuito na web, porém tempos atrás tive a ideia de levar tais obras para fora das telas, produzindo livros impressos para venda.

No final deste ano ainda me sentia insatisfeito em relação a isso, queria dar um pouco mais de "vida" à coletânea (digamos que produzir algo mais chamativo), então criei um canal para a mesma, no qual publiquei um curta-metragem do último livro publicado intitulado "V", o qual vocês podem conferir abaixo:


Estou movimentando o canal com vídeos sobre assuntos diversos no âmbito da literatura, pretendo produzir e publicar curta-metragens, assim como vídeos falando sobre literatura em geral, dar dicas de escrita, analisar e sugerir livros ou autores específicos e principalmente compartilhar poesias e escritos em geral em forma de audiovisuais, como no exemplo do curta-metragem acima.

 Existe um termo que define esse tipo de produção, chamada: videopoesia, agora em diante para cada obra publicada na coletânea Catarse Poética realizarei um curta-metragem, e neste ano de 2020 toda semana estarei compartilhando no mínimo uma videopoesia no canal juntamente de um conteúdo diverso, abordando a arte no geral (principalmente a literatura).

Livros para download gratuito da Catarse Poética

Até agora foram publicadas cinco obras na coletânea Catarse Poética, as mesmas estão disponíveis em versão digital para download gratuito no site da coletânea, o qual vocês podem acessar clicando aqui, livros impressos também estão disponíveis para venda, caso tenha interesse em adquirir basta entrar em contato via e-mail ou redes sociais.

No vídeo de estreia do canal faço uma breve apresentação dissertando sobre como tive a ideia de criar a Catarse Poética assim como coloquei em prática essas ideias, quais foram minhas motivações e qual o meu propósito com tal projeto, aproveito também para falar um pouco sobre meu relacionamento com a literatura, ou melhor, como me tornei um escritor, confiram:


É basicamente isso, venho aqui divulgar a coletânea Catarse Poética para você que acompanha o Mortalha talvez seja interessante à alguns ver-me por outro ângulo, já que não me mostro tanto por aqui, e tanto o blog quanto a coletânea possuem algo em comum, criei ambos no intuito de me expressar.

Por fim, peço que se inscrevam no canal e curtam a fanpage da Catarse Poética no facebook caso tenham interesse em acompanhar meus trabalhos:





Adendo: Para não deixar o Mortalha inativo nesse meio tempo em que ficarei sem publicar por aqui, pedi para uma amiga uma pequena ajuda, como a mesma já teve alguns blogs e tem uma certa experiência nessa área, a convidei para realizar posts por aqui sempre que possível.

Para minha satisfação, ela aceitou o convite com a condição de que talvez fuja um pouco da temática, já que só consegue escrever sobre assuntos com o qual está familiarizada (essas foram suas palavras), bem... melhor do que nada, espero que gostem de seus artigos, em 2020 estarei de volta. Até breve.

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Bastidores #2: Até Breve [Aviso Importante]

Blog Mortalha

Irei dar um tempo com o blog, isso por motivos que listo abaixo, mudanças são tão necessárias quanto inevitáveis, para isso preciso de tempo, e tempo é vida, portanto, não pensem que abandonei vocês, em breve voltarei.

Segue abaixo a lista de textos dessa coluna, basta acessar e ler:


Criei esse quadro, Bastidores, no intuito de repassar para vocês, leitores, informações importantes sobre o que acontece por trás das cortinas do blog, e como deixei claro no primeiro quadro, mudanças são necessárias, e não apenas o Mortalha, como eu também, estou passando por inúmeras mudanças.

Não tem como continuar com o blog no mesmo formato, é preciso abrir mão de velhos métodos para dar espaço à novos, e uma pequena mudança mexe basicamente em tudo, assim como exige muito tempo e, tempo é vida.

Como todos aqui, também possuo uma vida além do virtual, para trazer conteúdo para vocês preciso dedicar um bom tempo diariamente pesquisando, escrevendo, editando imagens, enfim, preparando tudo para que o artigo saia do jeito que deve ser, pois penso, se é pra fazer, que seja bem feito.


QUALIDADE > QUANTIDADE

Caso deem uma olhada no arquivo de postagens do blog, notarão um aumento drástico esse ano, isso se deu por conta tanto do tempo livre (por ter saído de meu emprego) e por ter começado a levar isso aqui realmente a sério.

Em muitos casos quantidade não significa qualidade, vemos muitos canais e sites na internet que fazem inúmeras postagens diariamente, mas com um conteúdo duvidoso e mal organizado, não estou generalizando, mas é um fato.


Falo isso pois quando tenho outros compromissos e estou sem tempo, costumo apenas adaptar artigos e compartilhar, sem acrescentar muita coisa ou me aprofundar no assunto.


A meta de postagens era de no mínimo dois artigos por dia, fora isso preciso divulgá-los e movimentar as redes sociais, somando isso, quando os artigos são longos e aprofundados, gasto mais de 7 horas por dia, o que não me dá tempo de investir nos outros conteúdos que pretendo produzir, como áudios (podcasts), audiovisuais (vídeos) e conteúdos diversificados nas redes sociais.

Pensando nisso cheguei a uma conclusão de que mais vale a qualidade do que a quantidade, postando apenas um artigo diariamente (ou dia sim e dia não), terei mais tempo para os outros conteúdos assim como poderei fazer posts mais longos e elaborados, até porque não me agrada trazer algo mal trabalhado e incompleto apenas para "movimentar" o blog.



UMA PAUSA

Comentei também anteriormente, na primeira edição do "Bastidores" que pretendia reativar o Mortalha Produções (canal do blog), já escrevi um planejamento acerca do conteúdo, que variam desde podcasts, curta-metragens à um conteúdo semelhante ao que compartilho aqui, porém totalmente autoral.

Não irei adiantar nada por enquanto, talvez crie outro canal ou use até outra plataforma de vídeos para subi-los, porém nada é certo ainda.

Antes de colocar isso em prática preciso trocar de computador, no momento estou sem câmera e microfone, o que também precisarei comprar caso queira fazer algo de qualidade. Portanto, aviso desde já, irei trocar de notebook e passarei um tempo sem publicar nada por aqui.

Isso me dará tempo para trabalhar em meus outros projetos, assim como colocar no papel roteiros para os vídeos além de planejar tudo o que pretendo modificar, para que, assim que voltar com o computador já possa por tudo em prática, efetuando definitivamente as mudanças.

Portanto, ao verem o blog parado, não pensem que o abandonei, apenas estou dando um tempo para organizar tudo e, quando voltar, voltarei com tudo, faço isso não apenas por mim, mas pelo blog e por vocês, leitores.



MONETIZAÇÃO

Outra coisa que tem me perturbado é a monetização do Mortalha, a publicidade atual atrapalha um pouco a experiência do leitor, por conta dos pop-ups, aí você me pergunta: "então por que você a coloca?", bem, pois preciso do dinheiro, tanto por estar desempregado no momento como por conta dos custos com hospedagem e domínio, sem falar de outros investimentos que faço por fora, como marketing e produtos para aprimorar a produção de conteúdo;

Como solução, tive a ideia de começar a trabalhar com programas de afiliados, assim como criar meus próprios produtos e serviços, o que já estou colocando em prática. A Mortalha Shop é uma loja virtual que já está no ar e traz produtos voltados ao terror, por lá vocês encontrarão filmes, álbuns musicais, livros, roupas, enfim, produtos relacionados à temática do blog.

O estoque ainda está sendo montado, assim que estiver funcionando efetivamente escreverei um artigo mais detalhado sobre a mesma.


Fora isso, quem gosta de trabalhar de graça? 

Percebo que a internet pode ser melhor que um emprego fixo, caso tenha uma boa ideia na qual investir. A maioria pode pensar que isso é "ganhar dinheiro fácil e sem esforço", os que afirmam isso com certeza não sabem o quão realizar essas atividades é cansativo, não que seja ruim, porém em muitos casos exige mais esforço e dedicação que um emprego convencional. 


[...]


Bem é basicamente isso, há outros fatores a serem levados em consideração, porém é desnecessário ficar aqui dissertando sobre tais questões, o fato é que mudanças são inevitáveis, achei que poderia reorganizar apenas algumas coisas, porém ao mexer na superfície, a base também sofre alterações, obrigando uma reforma completa que leve em consideração todas as partes.


Já pensei em desistir do Mortalha, mas vi que ao invés disso era melhor criar uma nova abordagem mais "agradável", e é o que estou fazendo, por enquanto fiquem com o conteúdo já compartilhado por aqui, irei dar uma pausa, mas não se trata de um adeus, e sim um "até breve", então, até breve.


Bune Produções


Por: David Alves Mendes

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Arcturianos: Os seres que podem ter influenciado o Espiritismo

Quem são os Arcturianos?

Sobre os Arcturianos, resumindo, tratam-se de seres extraterrestres de altíssima evolução que atuam na guarda e proteção do planeta terra, nos trazendo suas tecnologias avançadas de curas espirituais para ajudar na aceleração do processo de evolução da humanidade.

Saiba mais sobre tais seres (e sua relação com o espiritismo) nesse artigo,
 que foi dividido em tópicos para facilitar a compreensão. É necessário dizer que trata-se de uma primeira abordagem, como uma apresentação para os leigos no assunto, aos poucos vamos nos aprofundando no assunto.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

As Práticas de Magia do Antigo Egito

A magia no antigo egito.

No antigo Egito, a magia [heka] era uma das forças que o Criador tinha usado para fazer o mundo e a magia consistia, principalmente, em atos simbólicos que produziam efeitos práticos. Todas as divindades possuíam algum tipo desse poder e havia regras sobre os motivos e modos de usar magia. 

Os sacerdotes eram os guardiões desse conhecimento secreto; eram os únicos capazes de ler os livros antigos que continham as fórmulas, dádivas dos deuses que protegiam os homens das "desgraças do destino", verdadeiros tesouros guardados nos palácios e bibliotecas.

Havia uma hierarquia de magos e magias: a mais importantes, protegiam o faraó, influíam sobre o nascimento e a morte. 

A magia curativa era uma especialidade dos sacerdotes de Sekhmet, a apavorante deusa da calamidade. Em um nível mais baixo de especialização, estavam os "escantadores de escorpiões", conhecedores do venenos dos répteis e dos insetos. As mulheres também conheciam a magia prática do dia a dia e algumas, consideradas sábias, eram consultadas em casos que envolviam fantasmas e perturbações na vida pessoal.

Conheça um pouco mais sobre as práticas de magia do Antigo Egito.

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Uma Mente Genial: Quem foi Leonardo da Vinci?

Biografia de Leonardo da Vinci.

Leonardo Da Vinci fez por merecer o título de mais versátil artista de que se tem notícia. Pintor, desenhista, escultor, arquiteto, astrônomo, além de engenheiro de guerra e engenheiro hidráulico entre outros ofícios, cuja mente será sempre objeto de admiração. 

Juntamente com Rafael e Michelangelo, deram base ao Renascimento. 

Nascido no vilarejo de Vinci, na região de Florença, Itália, em 15 de abril de 1452, era filho ilegítimo de Ser Piero um proprietário rural e Catarine uma camponesa. Numa referência a cidade natal, adotou o sobrenome Da Vinci.

Em junho publiquei aqui no blog um artigo sobre Leonardo Da Vinci que também pode lhes interessar, deixarei o link abaixo:


Vale lembrar que isso é apenas um resumo, portanto, no futuro farei outras publicações acerca de DaVinci. Agora vamos ao artigo.

Dicas de livros para iniciantes no ocultismo

Livros sobre ocultismo


Esse artigo foi adaptado do site Magikcando, o recomendo, trata-se de um antro que aborda assuntos voltados ao ocultismo em geral, clique aqui para acessá-lo.

Caso tenha dificuldade para acessar os livros em versão digital, escrevi um pequeno tutorial ensinado como acessar links externos, clique aqui para conferir,

Segue-se nesse artigo uma lista com indicações de livros de ocultismo para iniciantes. Veja bem: não quer dizer que os livros sejam fáceis de entender, simplórios ou limitados. 

Só quer dizer que mesmo um iniciante sem qualquer conhecimento prévio tem condição de ler e entender 90% da mensagem que o autor quis transmitir.

Isso posto, uma má notícia: não existe nenhum livro de ocultismo, para iniciantes ou não, que cubra todas as vertentes do ocultismo. O tema é abrangente demais, e nenhum autor de respeito tem autoridade para escrever sobre todos os caminhos. Por isso, separamos as indicações por temas.

Deixarei o link para a versão digital gratuita dos livros que estão disponíveis em PDF, porém recomendo que comprem as obras originais, isso por motivos que acho desnecessário citar.

 A ideia é proporcionar uma lista confiável para começar os seus estudos. Antes de começar, fica uma recomendação contida no Manifesto do Magickando:

Não acredite em nada que você lê (ou ouve). 
Tire suas próprias conclusões. 
Ninguém é dono da verdade.

Dito isso, então, vamos à lista.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

As peculiares pinturas de Marilyn Manson - Parte II

Pinturas de Marilyn Manson

Confira a primeira parte deste artigo clicando no link abaixo:

________________________________________________________________

Marilyn Manson é um artista tão polêmico quanto talentoso, a maioria o conhece apenas por seu trabalho na música, porém ele também é escritor, diretor, ator, modelo e pintor, ocupando uma vasta área de atuação no meio artístico.

Porém hoje vamos falar apenas de um âmbito, a terceira arte, ou seja, a pintura. Manson não retrata sua excentricidade apenas nos palcos, em suas pinturas também deixa a sua marca em telas, produzindo obras surreais, simbólicas e no mínimo bizarras.

Nessa segunda parte será abordada a galeria de arte do Manson, confiram.

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Papas mais cruéis e corruptos da história - Parte II

Os piores papas da história.


Confira a primeira parte deste artigo clicando no link abaixo:

________________________________________________________________

Papas particularmente cruéis praguejaram a Igreja do século X ao XVI. 

Nessa época, havia uma enorme promiscuidade entre a política dos nobres e a da Igreja, e pessoas sem qualquer formação religiosa - ou sequer interesse na vida religiosa - podiam chegar ao Trono de Pedro, movidos principalmente pela ambição por ouro e poder.

A corrupção desses papas seria um dos estopins para a Reforma Protestante, que viria mudar a dinâmica do poder entre reis e papas, pondo também uma enorme pressão sobre a Igreja Católica, dando um fim a era dos escândalos.

Confira abaixo cinco dos papas mais cruéis e corruptos da história.

domingo, 22 de setembro de 2019

Marianne: Ela nunca vai embora sem nada [Análise]

Série Marianne, sigilo de Beleth na Goetia.

"Ela nunca vai embora sem nada"

Marianne trata-se de uma série de terror francesa, da Netflix, lançada na plataforma no início desse mês. Criada e dirigida por Samuel Bodin, a primeira temporada conta com 8 episódios, cada um com cerca de 50 minutos.

Temos como protagonista Emma Larsimon, uma escritora que se tornou famosa graças a sua saga de livros de terror intitulada: "Lizzie Lark", contando a história de uma mulher que é assombrada e começa a travar uma terrível batalha contra uma bruxa chamada  "Marianne".

Emma se inspira em pesadelos frequentes que tem para escrever a história, porém as coisas começam a fugir de seu controle quando a ficção começa a se misturar com a realidade, ao ponto de não saber mais distinguir o que é sonho ou realidade, nesse ponto, Marianne começa a aterrorizar cada passo seu.

Isso daria uma bom resumo da trama, porém quero fazer uma análise mais elaborada sobre a série, portanto, vamos mais a fundo.

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Filmes sobre magia e ocultismo - Parte I

Lista de filmes sobre magia e ocultismo

Navegando pela internet, procurando alguns bons filmes para assistir, encontrei uma lista de filmes que possuem ocultismo como temática, ao terminar a leitura já salvei a lista, então, resolvi compartilhar a mesma aqui com vocês.

Com certeza são filmes complexos, surreais, que vão além das aparências.

Tratando-se de ocultismo, qualquer pequeno detalhe faz toda a diferença e, o que parece não fazer sentido, se visto por outro ângulo, dá um sentido inteiro à obra, já que esta é um todo composto por partes, portanto, são filmes para assistir com bastante atenção, e se parecer confuso à primeira vista, é válido ver novamente, pois as vezes deixamos passar certos detalhes.

Pois bem, vamos à primeira parte da lista.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Astros do Rock que atacaram à Deus e ao cristianismo - Parte II

Capa do álbum Fuck Me Jesus, da banda Marduk.

________________________________________________________________

O site Gigwise relembrou uma série de bandas e estrelas da música que denegriram, ridicularizaram ou marretaram a religião em entrevistas, músicas, apresentações polêmicas ou arte de álbuns.

 Alguns são ateístas, já outros expressam alguma reprovação e, no outro extremo, há satanistas e os grupos anti-religiosos que veementemente atacam a igreja, Deus e Jesus Cristo.

Confira abaixo algumas das bandas e artistas que causaram polêmica ao abusarem da liberdade de expressão.

Triângulo das Bermudas: Alguns mistérios nunca solucionados

O misterioso Triângulo das Bermudas

Há séculos, grandes mistérios sem soluções aparentes envolvem uma região do planeta conhecida como "Triângulo das Bermudas". Esta parte do Oceano Atlântico compreende a uma área com mais de 2.000.000 Km² em forma de um triângulo imaginário formado nas águas do Caribe que ligam três pontos entre: Flórida, Ilhas Bermudas e Porto Rico.

Os primeiros relatos sobre coisas estranhas acontecidas no Triângulo das Bermudas datam da primeira viagem de Cristóvão Colombo às Américas, em 1492. Colombo relata falhas nas bússolas e luzes no mar, assim como objetos caindo do céu ao passar naquelas proximidades.




Desde então, vários navegadores temem viajar por esta região onde ocorreram dezenas de naufrágios e acidentes. Inclusive o naufrágio sofrido pelo navegador espanhol Juan Bermúdez, em 1503, que deu nome ao arquipélago.

Mas foi durante a Segunda Guerra Mundial que o mundo finalmente teve conhecimento destes mistérios. Após o desaparecimento de uma esquadra de 5 bombardeiros norte-americanos (conhecido como Voo 19) esta região passou a ser chamada de Triângulo das Bermudas.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Tecnologias de Black Mirror que existem na vida real

Tecnologias da série Black Mirror que realmente existem

A quinta temporada de Black Mirror foi lançada faz certo tempo, como sempre, nos fazendo refletir acerca de até onde a tecnologia pode nos levar, tanto no sentido positivo quanto, principalmente, negativo. 

Após esse "apocalipse tecnológico", há um conforto, que é pensar que nem todas aquelas tecnologias apresentadas na série são reais, certo? 


Errado! Sinto dizer, mas grande parte dessas tecnologias apresentadas nos sombrios episódios de Black Mirror, já existem sim, algumas ainda não chegaram ao mercado, mas estão quase lá.

Logo abaixo você irá conferir algumas dessas tecnologias.

Entrantes: Poderiam haver seres extraterrestres entre nós?

Existem extraterrestres entre nós? Seres extraterrestres poderiam assumir uma forma humana?

Troca de essência é o nome dado ao processo através do qual um ser interdimensional troca com uma entidade espiritual associada a um corpo físico, e já atuam em vida física – astral ou não –, a ascendência sobre esse mesmo corpo. 

O ser inicialmente atuante deixa o corpo físico para o ser interdimensional, que passa a atuar a partir de então. Alguns chamam esses seres de entrantes ou walkins. São indivíduos que atingiram suficiente consciência do significado da vida, de maneira que conseguem preceder o processo do nascimento e infância, voltando diretamente à Terra em corpos adultos.

Pode parecer confuso ou inverossímil tal processo, mas ele é quase unanimemente aceito em círculos esotéricos, incluindo alguns com atuação dentro da própria Ufologia. A substituição pode acontecer a qualquer hora e sob qualquer circunstância.


domingo, 15 de setembro de 2019

Antigo Egito: Uma das mais importantes civilizações da história

Civilizações Antigas: Antigo Egito

O Egito antigo foi palco de uma das mais importantes civilizações da antiguidade. Está localizado no extremo Nordeste da África, numa região desértica, cortada no sentido Sul Norte por um estreito e fértil vale por onde corre o rio Nilo.

A vida às margens do rio Nilo era regada pelo ciclo das cheias, que ao voltarem ao normal, deixava o solo recoberto com um limo, muito fértil, que facilitava a prática da agricultura.

Formado a partir da mistura de diversos povos, a população era dividida em vários clãs, organizadas em comunidades chamadas monos, que funcionavam como se fossem pequenos Estados independentes.

Por volta de 3500 a.C., os monos se uniram formando dois reinos: 
o Baixo Egito, ao Norte e o Alto Egito, ao Sul.

Por volta de 3200 a.C., os dois reinos foram unificados por Menés, rei do alto Egito, que tornou-se o primeiro faraó, criando a primeira dinastia que deu origem ao Estado egípcio unificado.

Os faraós do Antigo Egito

Começava um longo período de apogeu da sociedade egípcia:
a era dos grandes faraós.


sábado, 14 de setembro de 2019

Bastidores: Mudanças são necessárias


Segue abaixo a lista de textos dessa coluna, basta acessar e ler:


Ultimamente venho tentando trazer o máximo de conteúdo possível para o blog, sempre pesquisando boas fontes e referências, assim como filtrando-as, isso para não compartilhar fake news nem nada do gênero.

Geralmente escrevo artigos autorais, adapto outros, traduzo ou simplesmente compartilho, sempre citando as fontes ou referências, meu intento aqui é reunir bons conteúdos de assuntos diversos que "fogem do padrão", sem tabus, preconceito ou alienações, busco entreter ao mesmo tempo que informo.

Hoje em dia, com o advento da tecnologia evoluindo cada vez mais, o fluxo de informações é contínuo, por vezes, ficamos perdidos em meio a tantas informações, sem saber o que fazer com elas, por isso resolvi fazer algumas mudanças por aqui no Mortalha, colocar um pouco de ordem nesse caos, caso seja um leitor do blog e tenha interesse em saber mais, prossiga.

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Elizabeth Batohry: A condessa sangrenta

Elizabeth Bathory: A condessa sangrenta

Elizabeth Bathory foi uma condessa húngara da renomada família Bathory, a mesma entrou para a História por uma suposta série de crimes hediondos e cruéis que teria cometido, motivados por sua obsessão pela beleza. 

Como consequência de seus atos, ela ficou popularmente conhecida como 
"A condessa sangrenta" e "A condessa Drácula". 

Sexta-feira 13 coincide com lua cheia, confira mais detalhes e os horários

Sexta-feira 13 coincide com lua cheia

Para muitas culturas, e em grande parte da história da humanidade, a Lua cheia tem sido um evento que faz referência ao plantio, colheitas e festivais. 

Na cultura britânica e norte-americana, cada Lua cheia recebe um nome diferente, de acordo com o mês, e em setembro é a vez da chamada Harvest Moon (ou Fruit Moon). Mas, neste fim de semana, ela chegará em uma das datas mais temidas do calendário: a sexta-feira 13. É a primeira vez que a Lua cheia aparecerá neste dia em quase vinte anos.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Altar Mágico: O que é e como montá-lo?

Altar para rituais de bruxaria.

Um dos pontos fundamentais na vida de um bruxo é o seu altar. 

Antes de começar esse artigo é válido ressaltar que existem diversos tipos de altares assim como formas variadas de montá-lo, variando da vertente em que se trabalha, por exemplo, existem altares de Umbanda, Wicca, Quimbanda, Goétia, e por aí vai, assim como os objetos a serem postos no altar, vão depender do magista em si.

Por trás disso, há uma base para todo e qualquer altar, que se relaciona aos quatro quadrantes, quatro elementos, instrumentos, enfim, coisas essenciais sem as quais a magia não acontece. Nesse artigo será abordado o conceito do altar mágico, sua utilidade e como montá-lo.


A vertente abordada será da Wicca, porém os conceitos são válidos para quase todo tipo de altar, o intuito principal é orientar os leigos no assunto, dissertando de uma forma simples e elucidativa, portanto, vamos lá.



segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Obras para ler antes de morrer #1: A Divina Comédia

A Divina Comédia, de Dante Alighieri

ACESSE OU BAIXE O EBOOK DE FAUSTO 
NO FIM DO ARTIGO 
________________________________________________________________________


A Divina Comédia é uma obra clássica da literatura mundial, trata-se de um poema de viés épico e teológico, escrito por Dante Alighieri no século XIV e dividido em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso.

Foi escrito originalmente em italiano vulgar e não em latim como era comum à época, trata-se de um poema articulado por trilogias, entre elas as formadas por Razão/Humano/Fé, Onça/Leão/Loba, Pai/Filho/Espírito Santo.

Não há registro oficial da data exata em que foi produzido, mas as opiniões mais veementes asseguram que o Inferno pode ter sido composto entre 1304 e 1307-1308, o Purgatório de 1307-1308 a 1313-1314 e, por último, o Paraíso, de 1313-1314 a 1321 (esta última data coincide com a morte de Dante).

O poema  descreve uma viagem onde se sucedem diversos acontecimentos. Sua força está na riqueza das alegorias, que tornam o fantasioso relato atemporal.

sábado, 7 de setembro de 2019

Papas mais cruéis e corruptos da história - Parte I

Os piores papas da história
Confira a segunda parte deste artigo clicando no link abaixo:

OS PAPAS MAIS CRUÉIS E CORRUPTOS DA HISTÓRIA - PARTE II
________________________________________________________________

Papas particularmente cruéis praguejaram a Igreja do século X ao XVI. 

Nessa época, havia uma enorme promiscuidade entre a política dos nobres e a da Igreja, e pessoas sem qualquer formação religiosa - ou sequer interesse na vida religiosa - podiam chegar ao Trono de Pedro, movidos principalmente pela ambição por ouro e poder.

A corrupção desses papas seria um dos estopins para a Reforma Protestante, que viria mudar a dinâmica do poder entre reis e papas, pondo também uma enorme pressão sobre a Igreja Católica, dando um fim a era dos escândalos.

Confira abaixo cinco dos papas mais cruéis e corruptos da história.