No contexto atual, a tecnologia tem avançado em proporções astronômicas, tanto para bem como para o mal, a mesma tecnologia que permitiu o homem chegar à lua em 1969 foi a que criou a primeira bomba atômica em 1945.
Primeiramente, é necessário constatar que tais avanços podem ser tanto benéficos quando maléficos, tudo se resume apenas à uma coisa: intenção.
A humanidade teve muitas guerras ao longo de sua história, muito sangue foi derramado em prol de algo vão. Além disso, com o potencial de destruição em massa que possuímos hoje, poderíamos facilmente explodir o planeta nada menos que 80 vezes, afirma o ufólogo brasileiro Ademar Gevaerd.
Paul Hellyer (ex-ministro de defesa do Canadá) dentre muitos especialistas em ufologia, afirmam que a frequência de visitas que recebemos de seres extraterrenos aumentou consideravelmente desde que a raça humana explodiu a primeira bomba atômica, afinal, ao realizar tal ato de destruição estamos afetando não apenas nosso planeta, como também o sistema solar e todo o cosmos.