Antes de ler esse texto, recomendo que leia um artigo que escrevi há uns dias atrás sobre o Lemegeton e a Ars Goetia, dessa forma, compreendendo o assunto de uma forma mais abrangente:
Dito isso, vamos aos daemons e à goetia.
PRIMEIRAMENTE UM BREVE RESUMO
Os espíritos da Goétia são entidades que existem desde os primórdios da humanidade e nunca tiveram vida física (nunca foram encarnados). Existem 72 espíritos, cada um deles possuí determinadas habilidades para auxiliar os humanos em realizações neste plano físico.
É muito mais fácil definir o que um Daemon faz do que dizer o que ele é exatamente.
Para isso, existem algumas teorias dentre muitas que explicam o que são os Espíritos da Goetia, quais suas origens e como realizam os nossos desejos.
Confira abaixo algumas das definições dadas a essas entidades.
ESPÍRITOS INFERNAIS
Como o próprio nome já diz, a teoria dos Espíritos Infernais pressupõe que os Daemons são dêmonios* do inferno que são evocados para relizar os desejos humanos. O ritual de evocação abre um portal que liga a região do inferno onde o daemon solicitado se encontra e a terra. Esta teoria é muito difundida e trata os Daemons como entidades únicas e muito perigosas se evocadas sem cuidados.
Particularmente vejo isso como uma distorção, uma vez que essa versão remete ao conceito dual de "céu" e "inferno" cristão, que "demoniza" tudo o que está fora de seu alcance, outro fato é o sincretismo de entidades da goetia com antigas deusas e deuses, demonstrando que tais espíritos são bem mais arcaicos que podemos imaginar, portanto pesquise e tenha opinião própria para não acreditar em tudo o que vê (ou lê).
*Nota: A palavra demônio remete ao grego daemon, algo como "espírito" ou "mensageiro", na Grécia Antiga o termo era algo positivo, o próprio filósofo Sócrates afirmava ter seu daemon, que lhe acompanhava, aconselhava e orientava.
ENERGIAS PERSONIFICADAS
Esta teoria afirma que os Daemons são energias onipresentes neste mundo.
Estas energias representam os fenômenos da natureza que, através do ritual de evocação, se manifestam personificadas. A energia que se manifesta é considerada uma faceta da energia existente, isso explica como o mesmo Daemon pode se manifestar em vários lugares ao mesmos tempo.
MATERIALIZAÇÃO DE NOSSO SUBCONSCIENTE
De acordo com esta teoria, os Daemons são parte do nosso subconsciente e o ritual é um processo que faz com que nosso subconsciente se ligue ao nosso consciente. Desta forma a realidade pode ser alterada dentro do que é possível. Trata-se da materialização dos nossos desejos e explica o motivo de uma mesma evocação ter efeitos diferentes para pessoas diferentes.
[...]
O certo é que existem várias vertentes e teorias sobre o assunto, algumas até divergentes, mas qual está certa? Todas e nenhuma! Eu ressalto o poder da intuição, cada um possui seu próprio paradigma (sistema de crenças), portanto é uma arte subjetiva, ao qual cada um se adéqua à sua forma.
O que define o sucesso de um magista é o resultado!