quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Halloween (Dia das Bruxas)

















O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existe ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.



A palavra Halloween tem origem na Igreja católica.
Vem de uma tradição contraída do dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, é um dia católico de observância em honra de santos.
Mas, no século ., na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro.
O feriado era Samhain, o Ano novo Céltico. 
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra "Hallowinas" - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

Mas os estudiosos dizem que a palavra Halloween surgiu da seguinte forma:


O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even" (Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day). 

"Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".


















O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo.

Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.

Nas religiões pagãs o Halloween é um descendente do antigo festival celta do fogo chamado "Samhain", e até hoje essa "passagem" conhecida por Sabbath é celebrado por bruxos neo pagãos.


Em algumas culturas antigas, acreditava-se que nesse dia os espíritos vagavam pela terra, e os povos usavam vestes, máscaras e decorações mórbidas em suas casas para afastar os maus espíritos.


Hoje em dia, apesar de tudo provir de antigas tradições, pouco tem a ver com suas origens, já que tudo é levado mais como uma brincadeira.


Na Idade Média, a tradição era motivo de perseguição e condenação (à fogueira) por parte da Igreja. Foi na época da Inquisição que o nome “Dia das Bruxas” foi adotado, e que a Igreja criou o Dia de Finados (dia 2 de novembro).


O Halloween foi introduzido nos Estados Unidos por imigrantes irlandeses, em 1840. Os vínculos com a tradição celta, e mesmo com a religiosidade incutida pela Igreja foram se perdendo com o passar dos anos. Atualmente, o Halloween é mais uma tradição de cunho comercial. No dia 31 de outubro as crianças (nas regiões onde o Halloween é data comemorativa) saem para a rua fantasiadas, batendo na porta das casas, e dizendo a frase tradicional: “gostosuras ou travessuras”, para ganhar doces. Entre os adultos, é comum a decoração das casas e a troca de presentes.



















Ainda existem clubes que organizam baladas em comemoração ao Halloween e muitos fazem festas particulares.


Existe um certo "preconceito" bobo no Brasil contra o Halloween, isso para "valorizar o nosso folclore", por isso no mesmo dia do Halloween foi criado o "Dia do Saci", porém nos últimos tempos o famoso dia das bruxas vem ganhando popularidade em nossa pátria, e em várias localidades a data é comemorada principalmente com festas.


Enfim, cada um possui sua maneira de comemorar o Halloween, seja andando pelas ruas pregando peças, pedindo doces, organizando uma festa, ou mesmo vendo filmes de terror a noite inteira, o que não podemos de deixar é de aproveitar esse dia, por isso...


FELIZ HALLOWEEN!

Nenhum comentário:

Postar um comentário