Premonição é uma franquia lançada no início do milênio, marcou uma geração fã de filmes de terror, a saga conta com 5 filmes posteriores e sequenciais, o primeiro estreou em 17 de março de 2000, exatos 21 anos atrás.
O filmes giram em torno de um grupo de jovens, esses sobrevivem a um acidente que lhes causaria a morte graças a uma premonição que o protagonista tem, desencadeando uma série de eventos como o "efeito borboleta".
Ao alterarem o ciclo natural, um a um vão sendo ceifados.
Sem saber o que está acontecendo, começam a procurar respostas através da sincronicidade, traçando paralelos e, também, entrando em ciclos de paranoia ao tentar evitar a inevitável que parece cercá-los como uma sombra à espreita, apenas esperando um pequeno deslize.
Alguns personagens acabam por "escapar do ciclo", aparecendo em filmes subsequentes onde novamente se veem tentando sobreviver. Essa relação direta dos personagens com a personificação da morte é algo quase que tangível.
A paranoia salta da mente dos personagens para a do telespectador, a expectativa em algumas cenas é que algo trágico está prestes a acontecer, e tal expectativa em diversos momentos condiz com a realidade, ou melhor, com a narrativa.
Geralmente o Brasil tem - ou pelo menos tinha - uma má fama nas traduções de títulos de filmes gringos, mas nessa acertou em cheio: Premonição.
É valido lembrar que Final Destination (título original de Premonição) é uma das franquias de terror mais populares, vindo a ser sucesso de bilheteria em seu lançamento, ficando lado a lado com outras franquias clássicas como Jogos Mortais (Saw) e Atividade Paranormal (Paranormal Activity).
Para a nova geração que ainda não conhece a franquia, fica a sugestão, mas um alerta: os filmes podem ser intensos. Na época dos lançamentos pareciam bem mais impactantes, atualmente os efeitos especiais são bem mais realistas, de qualquer modo Premonição impacta à sua maneira...
Com os personagens um a um caindo mortos.
Comentários
Postar um comentário