Em 2014, os artistas argentinos Marianela Perelli e Pool Paolini “redesenharam” 33 bonecos de Barbie, Ken e Skipper em várias figuras religiosas históricas, como Judas, Jesus, a Virgem Maria, Buda e Baphomet, entre outros. As figuras faziam parte de um show chamado “Barbie, a Religião Plástica” e, como você pode imaginar, houve uma reação negativa por parte dos religiosos.
É importante dizer que o casal de artistas apresentou uma de suas Barbies ao Papa Francisco, e o mesmo não os criticou, chegando a achar o trabalho uma ideia criativa por parte dos artistas. Embora os fãs da religião organizada provavelmente joguem a palavra “blasfêmia” quando se trata dos “deuses” plásticos de Perelli e Paolini, os artistas têm sido muito claros sobre suas intenções, que, segundo eles, vieram de um lugar positivo e sem preconceitos.
Confira alguns dos outras bonecos e mais detalhes na íntegra.
"A provocação faz parte da nossa vida e do que fazemos, mas é inofensiva, construtiva e sem más intenções. Barbie e a religião plástica vieram de um lugar de paz e amor e de respeito mútuo por todas as crenças espirituais e religiosas."
A exposição foi exibida em dezembro de 2016 na Galeria La Luz de Jesus, na Hollywood Boulevard. No espetáculo foi possível encontrar: Ken como San Nicholas, uma cena de natividade de Barbie e Ken, a Santíssima Trindade de Ken como Krishna, Buda e Jesus "de rolê" em um Barbie Porsche 911, dentre outros trabalhos muito bem elaborados.
Eu incluí um monte de imagens do show abaixo, bem como um vídeo divertido com um falso comercial “Barbie” que deve ser visto para ser acreditado.
Dê uma conferida abaixo em uma seleção de imagens dos bonecos e alguns arranjos para o espetáculo fazendo representações de cenários religiosos,
como o nascimento de Cristo.
"Barbie: Baphomet"
"Ken: Cristo Crucificado"
"Barbie: Santa Verônica"
"Ken: Judas"
"Ken: Krishna"
"Ken: São Germano"
"Barbie: Virgem de Lourdes"
"Ken: Buda"
"Ken: São Nicolas"
"Ken: Cristo Ressuscitado"
"Ken: San Juan Diego"
"Krishna, Buda e Jesus em um porsche Barbie 911"
"Ken e Barbie: Presépio"
E aí, o que acharam dessas obras artísticas? Não as vejo como desrespeito as religiões, pelo contrário, em minha opinião trata-se de uma homenagem, e são só bonecos... não é à toa que o próprio Papa achou a ideia criativa.
Para finalizar deixo o vídeo de um "falso comercial" onde crianças brincam com o "Ken: Jesus Cristo", porém, infelizmente os mesmos não estão à venda.
Mas e vocês, meus caros leitores, gostou de algum boneco em particular? Comprariam alguma dessas versões caso estivessem à venda?
Particularmente, adoraria ter a versão da Barbie: Baphomet e, quem sabe, também comprasse uma para a minha filha, ela adoraria.
Adaptado e traduzido de: Dangerous Minds
Comentários
Postar um comentário