Próximo às pirâmides de Gizé, o novíssimo Grande Museu Egípcio será inaugurado em 2020 e já conta com sua atração principal.
O sarcófago banhado a ouro de Tutancâmon – conhecido como o faraó menino, é uma das peças centrais do museu e por isso será restaurado pela primeira vez. A tumba foi descoberta em 1922, pelo arqueólogo britânico Haward Carter, completamente intacta e contendo mais de 5 mil artefatos.
Segundo o Ministério de Antiguidades do Egito, o sarcófago foi transportado do sul do Egito para o museu na semana passada, para que fosse restaurado pela primeira vez em quase cem anos de sua descoberta.
A notícia triste é que durante este tempo, a peça acabou sofrendo vários danos, incluindo rachaduras nas camadas de ouro e gesso. O trabalho de restauro irá durar cerca de 8 meses – até a inauguração prevista do museu, que começou a ser construído há cerca de 15 anos.
Tutancâmon foi um faraó da décima oitava dinastia (1332–1323 a.C. ), durante o período da história egípcia conhecido como Império Novo.
Subindo ao trono aos 9 anos, a descoberta do sarcófago do faraó menino recebeu cobertura da imprensa mundial, despertando um interesse público pelo antigo Egito. A previsão de inauguração do Novo Museu é no final de 2020 e as obras estão sendo parcialmente financiadas pelo Japão.
Adaptado de: Hypeness
Comentários
Postar um comentário