O raro eclipse de "superlua azul de sangue" acontecerá hoje

O raro eclipse de "superlua azul de sangue" acontecerá hoje

Uma rara coincidência de fenômenos celestes ficará visível no céu de algumas partes do mundo durante esta quarta-feira (31) graças à:

Um eclipse total lunar, uma superlua, lua azul e a chamada lua de sangue. Segundo a Nasa, essa coincidência fará do 31 de janeiro um dia "especial".

"É a terceira de uma série de 'superluas', quando a Lua está mais perto da Terra em sua órbita - algo conhecido como perigeu - e cerca de 14% mais brilhante do que o normal", diz comunicado da agência espacial americana.


"É também a segunda lua cheia do mês, um fenômeno conhecido como 'lua azul'. E a superlua vai passar pela sombra da Terra, com um eclipse total. Enquanto a Lua estiver na sombra terrestre, terá um aspecto avermelhado, fenômeno conhecido como lua de sangue".O raro eclipse de "superlua azul de sangue" acontecerá hoje.


Aqui no Brasil, porém, só conseguiremos ver a superlua, explica Claudio Bevilacqua, astrônomo e físico do Observatório Astronômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A quase totalidade da América Latina e a maior parte da África e da Europa Ocidental também estão na zona que não conseguirá ver o eclipse, tanto pelo fuso horário quanto pela órbita terrestre.

"A posição da órbita da Lua é mais favorável à visualização no hemisfério Norte. (O eclipse com lua avermelhada) vai ser visto na Ásia e na costa oeste dos EUA", diz o especialista.

O raro eclipse de "superlua azul de sangue" acontecerá hoje


A região ideal para ver essa rara combinação é justamente no oeste americano, informa a Nasa. E trata-se de algo bastante raro: a última ocorrência de um eclipse total de "superlua azul de sangue" nos EUA foi há cerca de 150 anos, em março de 1866.


Para quem pretende ver "mais de perto" o fenômeno, a Nasa transmitirá a raridade pela internet, pelo perfil
@NASAMoon no Twitter e também através do site: nasa.gov/live.


Adaptado de:
BBC

Comentários