Alesteir Crowley - O controverso e influente ocultista precursor de uma Nova Era

 Lei de Thelema, Alesteir Crowley

Sempre tive vontade de trazer aqui para o blog uma matéria que abordasse um pouco da vida e obra desse sujeito tão odiado quanto amado, Alesteir Crowley foi um dos maiores magos de sua época e continua sendo influente até hoje, principalmente por sua Thelema, uma filosofia esotérica que trás a lei de uma Nova Era para a humanidade, atualmente não é raro encontrar seguidores da Lei de Thelema, sociedades thelemicas e inúmeros livros publicados sobre o assunto pelos mais diversos autores.

Uma coisa é certa, podem amá-lo ou odiá-lo, tudo bem, porém o que não podem é negar sua influencia pelo mundo não só no ocultismo, mas também fora dele, servindo como inspiração para muitos artistas expressar suas ideias através de sua arte.



Deixarei logo abaixo um texto que adaptei da enciclopédia OCULTURA, lá vocês podem encontrar os mais diversos assuntos dentro da área do ocultismo. Tenho o hábito de passar horas a fio lendo as publicaçoes por lá, sao conteúdos realmente interessantes e, quanto mais aprendemos, mais temos a aprender.


Ocultura, ocultismo, esoterismo, misticismo

Clique aqui para acessar o portal




Considerações iniciais 

Edward Alexander Crowley, mais conhecido como Aleister Crowley, nascido em Warwickshire, na Inglaterra, em 12 de outubro de 1875, faleceu em Hastings, na Inglaterra, no dia primeiro de dezembro de 1947), foi um homem fascinante que viveu uma incrível vida. 

Ele é mais conhecido como o ocultista "infame" que introduziu Thelema ao Mundo. Crowley foi um membro influente em várias organizações ocultistas, inclusive a Golden Dawn, a A.'.A.'. e Ordo Templi Orientis. Foi um prolífico escritor e poeta, um viajante, montanhista, mestre enxadrista, artista, yogui, provocador social, experimentador de drogas e libertino sexual, como falou o Jimmy Page (guitarrista do Led Zeppelin e estudante da obra de Crowley): 

"Um gênio incompreendido".

Dono de uma personalidade controversa e de um invejável senso de autopromoção, o inglês Edward Alexander Crowley, mais conhecido como Aleister Crowley tornou-se uma icônica figura de expressão no cenário ocultista e também fora dele.



Biografia


Alesteir Crowley - O controverso e influente ocultista precursor de uma Nova Era

Nasceu Libriano com ascendente em Leão no dia 12 de Outubro de 1875 em Leamington Spa, Warwickshire, sendo criado por uma família de extremistas cristãos (da Irmandade Plymouth). Crowley passou seu período infantil na repressão familiar que veio influenciar muito posteriormente (principalmente nas suas críticas a filosofia cristista). Naquele meio religioso onde vivia obteve um grande conhecimento da Bíblia.

Ingressou em Trinity College em Cambridge durante o mês de Outubro de 1895. Era conhecido por sua inteligência destacada, sua habilidade em escrever e pela sua paixão ao alpinismo (impossível não fazer uma relação com sua "escalada às regiões mais remotas da consciência").

Nesta atividade conheceu Oscar Eckenstein, homem por que nutria imenso respeito e admiração que, posteriormente, veio a instrui-lo nas "artes ocultas".
Como vários estudantes e iniciados, sentiu-se atraído pelo assunto e seus primeiros contatos foram feitos por livros, principalmente os de alquimia e magia. Escreve à Arthur Waite sobre seu livro "O Livro das Magias Negras e dos Pactos", que recomendou que lesse "A Nuvem sobre o Santuário".

Durante uma expedição de alpinismo, em 1898 , encontrou o farmacêutico Julian L. Baker que o apresentou um colega de profissão, George Cecil Jones, que por sua vez o introduziu na ordem mística conhecida por Hermetic Order of Golden Dawn (Ordem Hermética da Aurora Dourada).

Nesta Ordem, que marcou profundamente a cultura mágica mundial, Crowley obteve rápida ascensão adotando o nome mágico de Perdurabo (que significa: Perdurarei até o Fim). Ele teve como instrutores George C. Jones, Frater Volo Noscere e Allan Benneth, Frater Iehi Aour sendo para Crowley um guru, desenvolvendo também uma grande amizade por um dos fundadores da Ordem, Samuel Liddell MacGregor Mathers, Frater D.D.C.F. (Deo Duce Comite Ferro).

Em 1900 viajou ao México, realizando vária práticas mágicas, até se reencontar com seu antigo instrutor Oscar Eckenstein, que o ensinou a controlar sua mente que considerava (e era) muito dispersa. Nesse período tentou realizar a Operação da Magia Sagrada de Abramelin o Mago sem sucesso, pois teve de interromper o ritual para ajudar seu amigo e mestre durante a fragmentação da Golden Dawn, Mac Gregor Mathers. Neste período, compra uma casa na Escócia, conhecida por Casa de Boleskine (posteriormente comprada por Jimmy Page, após sua morte) e ganha o grau 33° da Maçonaria.

Em 1901 continuou viajando pelo mundo: São Francisco, Honolulu, Japão, China e Ceilão, onde encontrou seu antigo instrutor e companheiro de apartamento, Allan Benneth, que o introduziu às práticas de Yoga (Asana e Pranayama). 

Sob influência da óptica hindu e das instruções de Eckenstein, Crowley começa a entrar em um período de ceticismo em relação à magia fugindo do romantismo europeu.



O Novo Æon


Estela da Revelação, Thelema, Nuit, Ra Hoor Kuit

Representação a Estela da Revelação

Em 1904, aos 28 anos, Crowley atinge o ápice de sua carreira mágica. Casando-se com Rose Edith Kelly, apenas vinte e quatro horas depois de a conhecer, então, viaja ao Cairo passar sua lua-de-mel.

Durante a estadia, Rose passa a ter contato espontâneo com uma entidade (Thoth) que diz querer contatar seu marido: "Eles estão esperando você". 
Ela então recebe um ritual de invocação a divindade egípcia conhecida como Hórus, o deus da guerra, com cabeça de falcão.

Crowley então performou o ritual, e nos dias 8, 9 e 10 de Abril, sempre do meio-dia á uma da tarde, numa sala, obteve a recepção, de uma entidade autodenominada Aiwass, que lhe ditou um documento intitulado como Liber Al Vel Legis (o Livro da Lei). Este livro conteve uma mensagem sobre o início de uma nova era, denominada Æon de Hórus, na era de Aquário-Leão, trazendo assim uma nova lei para a humanidade, chamada Thelema (do grego, Vontade).


Liber Al Vel Legis, Livro da Lei, Thelema, Crowley

Liber Al Vel Legis, o Livro da Lei.

A mensagem do Livro da Lei era recheada de frases ininteligíveis, porém destacava-se uma prioridade: a liberdade do homem, e a busca do caminho pessoal de cada um, sob uma óptica beligerante em várias frases, por tal motivo, é recomendado que cada um interprete o livro por si, e em ocasião alguma deixe que alguém o interprete em seu lugar.

Tempos depois, em uma visita ao Museu de Boulaq, Crowley e Rose passaram em frente a uma tábua funerária contendo a figura de Hórus, conhecida como a Estela da Revelação. Nela estavam alguns elementos contidos na mensagem que recebera. 

"Coincidentemente" a peça estava sob a numeração 666 (modernas investigações apontam algumas "armações" por parte de Crowley para justificar seu sistema: a Estela da Revelação que disse estar catalogada com o número 666, na verdade não estava assim classificada. Dizem que ele pediu para um funcionário do museu mudar a numeração temporariamente para poder tirar uma foto).

De volta à Paris, mostra o livro à Mathers, conclamando o contato com os Chefes Secretos. Ambos se desentendem e Mathers passa a atacar Crowley utilizando os demônios do Livro de Abramelin. Crowley, por vez, retruca com os demônios da Goetia.

(Em uma postagem anterior falei sobre o livro "Goetia - A Chave Menor de Salomão, escrito por Mathers e Crowley, clique aqui para acessar a matéria).

Continuando seu período de ceticismo, Crowley deixa o Livro da Lei de lado e observa a definitiva desintegração da Golden Dawn em várias outras ordens.

Durante sua viagem à China, em 1905, Crowley realiza a Magia Sagrada de Abramelin mentalmente, e atinge o objetivo central de todo o iniciado: o Conhecimento e Conversação do Sagrado Anjo Guardião.



Fraternidade da Estrela de Prata (A.'.A.'.)


Astrum Argentum, Astrvm Argentum,

Imprimatur, símbolo da Fraternitatis Astrvm Argentvm

Em 1906, junto com seu antigo instrutor na Golden Dawn, George Cecil Jones, Crowley decide montar uma nova ordem destinada à evolução espiritual humana. Eles a batizam de Fraternitatis Astrvm Argentvm.

A ordem seria composta de três níveis: a G.D., R.·.C.·. e S.·.S.·. (Silver Star ou Collegium Summum), todos baseados no glifo hebraico Árvore da Vida.

A Astrvm Argentum é uma ordem de caráter puramente espiritual, que sempre existiu na história humana sob vários nomes e faces. Crowley re-estruturalizou as ordens inferiores de acordo com os princípios do Novo Æon e da Lei de Thelema. Na verdade, a A.'.A.'. existe apenas no plano espiritual, acima do Abismo, o nível conhecido como S.'.S.'. Costumamos chamar de A.'.A.'. também todos os níveis inferiores "thelemizados".

Crowley e Jones chegam ao grau de 8º = 3º (grau de Magister Templi) durante a criação da Ordem. A partir de 1907, passa a escrever uma série de livros inspirados, durando até 1911.

Em 1909, inicia junto com Victor Neuburg, num ato de magia sexual e enoquiana, Liber 418, A Visão e a Voz.

Em 1911 devido a publicidade polemica e controversa que Crowley fazia de si mesmo e da publicação de materiais no órgão divulgador oficial da Astrvm Argentvm, The Equinox, a ordem passou a ser atacada pelos jornais, descrita como satânica, pervertida... essas coisas de sempre. Isso culminou num processo de G.C.Jones contra o tabloide The Looking Glass, que insinuava uma possível relação homossexual sua com Crowley (assumidamente bissexual na Inglaterra vitoriana, um escândalo para a época). 


The Equinox, Alesteir Crowley

Algumas edições (modernas) do primeiro volume de The Equinox.

A audiência foi tendenciosa, principalmente quando uma das testemunhas de defesa do jornal era nada mais nada menos do que S.L.Mathers, ex instrutor e amigo de Crowley. Querendo vingança conta Crowley sobre o desentendimento de ambos, Mathers ajudou a quebrar a relação de Jones com ele.

No final, Jones e outro membro de alto grau da Ordem, J.F.C. Fuller, romperam com Crowley. Ao invés de enfraquecer a A.'.A.'. o evento a promoveu, garantindo a sua existência até hoje, mesmo que sob uma nova forma.
Crowley sempre foi uma figura polêmica: expunha sua condição sexual sem temor, possuía uma necessidade de auto divulgação muito grande e não hesitava em participar de escândalos, que não foram poucos em sua vida. Um homem de excessos, porém direcionados.

No ano de 1912 foi convidado por Teodore Reuss, Grão Mestre da O.T.O (Ordo Templi Orientis) a se afiliar a ordem, depois de ler uma publicação de Crowley (O Livro das Mentiras), onde ele revelara o segredo principal da ordem, o da magia sexual do grau IXº.

Após a morte de Reuss (1925), Crowley assume por si só a liderança do ramo britânico da ordem. Sob esta fraternidade, o material de Crowley passa a ser divulgado e conhecido.



Deus est Homo


Celtic Frost, To Mega Therion, Crowley, Thelema

Capa do álbum "To Mega Therion" da banda Celtic Frost em clara referencia à Crowley e sua Thelema.

Indo morar nos E.U.A. durante a Primeira Guerra Mundial, passa a trabalhar com seu futuro filho mágico, Frater Achad (Charles R. John Stansfeld Jones ) e publica o Volume III do The Equinox. Lá atinge a sephirah de Chokmah, assumindo o grau de Magus, no ano de 1915, sob o motto TO MEGA THERION (A Grande Besta, ou apenas 666).

Na Cecília Itália, em 1920, no dia 2 de Abril, funda a Abadia de Thelema, uma tentativa de montar uma sociedade alternativa com bases thelêmicas. A abadia dura somente três anos, já que a mesma fora fechada por intervenção de Mussolini. 

Lá em sua abadia chega ao último grau da A.·. A.·. (o grau de Ipissíssimus). Em companhia de sua Mulher Escarlate, o Macaco de Thoth, Leah Hirsig , atravessa um porta na abadia que possuía a inscrição DO WHAT THOU WILT (FAZE O QUE TU QUERES). Não sabe-se o que houve dentro do templo que a porta levava e Crowley sai nu como entrou, agora, como descreveu poeticamente John Symonds: "além dos deuses, além de todas as concepções mentais (...) não mais um santo - São Aleister Crowley da Igreja Gnóstica - mas um deus". Antes, submete-se a total obediência a sua mulher, como ordália pertinente ao caminho do Louco (de Chokmah a Kether). Jura não divulgar o fato da assunção do grau, que ficou conhecido apenas após sua morte durante a leitura de seus diários.

Conhece Karl Germer em 1925 e passa a orienta-lo em Magick.
Em 1930 encontra com o poeta português Fernando Pessoa, que corrigira seu mapa astral. Pessoa, também interessado pelos assuntos do oculto, ajuda numa simulação do suicídio de Crowley. Traduz algumas poesias da Besta.
Financeiramente, a década de trinta proporcionou algumas atribulações à Crowley: perde o processo que estava movendo contra Nina Hamnett e Constance & Co e vai à falência em 1935. Segue publicando obras, como o Equinócio dos Deuses, Oito Lições de Yoga e "suas Confissões", livro onde o próprio comenta fatos de sua vida. 

A década seguinte seria sua última nesse plano!


Levantou-se contra Hitler. Aqui seguem-se algumas informações curiosas: foi contatado por um amigo, agente da Coroa chamado Ian Fleming, o criador de James Bond, o 007, para ajudadar no interrogatório de Rudolf Hess e fornecer a Winston Churchill informações sobre o pensamento supertisioso/místico do inimigo. Dessa participação saiu o conhecido sinal do "V" da vitória, na verdade uma representação do símbolo da divindade Apophis-Typhon, um deus de destruição e aniquilação. 


Book of Thot, O Livro de Thot, Alesteir Crowley

O Livro de Thot, por Alesteir Crowley e Frieda Harris . 

Desenvolve o Livro de Thoth, com ilustrações de Lady Frieda Harris, que comporiam as imagens do Æon na forma do tarot. Foi publicado postumamente. Seu último e grande trabalho foi Magick without Tears (Magick sem Lágrimas), uma série de cartas trocadas com uma discípula iniciante. De caráter altamente didático, foi publicado por Karl Germer.

Em 1º de Dezembro de 1947, Aleister Crowley morre em 'Netherwood', Hastings, de parada cardíaca. No dia 5, seu ecorpo é cremado em Brighton.



"Herança"


Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band, Alesteir Crowley

Aleister Crowley na capa do álbum "Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band", dos Beatles.

A herança de Aleister Crowley estende-se até hoje, forte e arrebatadora. A complexidade de seu trabalho só encontra par na coerência do pensamento desenvolvido ao longo dos anos. É impossível estudar magia sem conhecer a obra da Besta. A mais severa crítica não resiste a um estudo aprofundado de sua obra. Críticas essas que recaem apenas sobre sua vida pessoal , conturbada e cheia de erros, ás vezes de caráter humano.

Socialmente, Crowley ficou mais conhecido no mundo da música, mais especificamente no Rock`n`Roll dos anos 70: Led Zeppelin, Rolling Stones, Beatles, Black Sabbath, Ozzy Osbourne Iron Maiden.

No Brasil, Marcelo Ramos Motta foi sem dúvida o maior divulgador da obra de Crowley. Trouxe a A.'.A.'. e a O. T. O. para o nosso país, publicou várias traduções, várias obras pessoais e manteve até no exterior, vivo o legado da Besta.


Marcelo Ramos Motta, Lei de Thelema,

Marcelo Ramos Motta, responsável por divulgar a filosofia thelemica no Brasil.

Impossível não falar também de Raul Seixas, um seguidor da obra de Crowley junto com Paulo Coelho que posteriormente abandonou o caminho thelêmico e se converteu a igreja católica. Ambos estiveram sob instrução de Frater Aster.

Atualmente, com o advento da internet, a cultura thelêmica disseminou-se mais rapidamente angariando mais interessados a cada dia. São inúmeras as ordens hoje que trabalham com o sistema de Magick em todo o mundo, principalmente baseados na estrutura da extinta O. T. O. refeita por Crowley.


O primeiro motto de Aleister Crowley: Perdurabo, funcionou mais do que o esperado: perdurou além do fim.

Mateus 10:22 : "E odiados por todos sereis por causa do meu nome: mas aquele que perseverar até o fim será salvo"

De brinde deixarei para vocês, curiosos de plantão, um vídeo do professor Aylton do Amaral falando um pouco mais a fundo sobre a biografia de Crowley, sente-se confortavelmente, coloque seus fones e até a próxima.






Texto adaptado de: Ocultura

Comentários