segunda-feira, 3 de julho de 2017

O Silêncio dos Inocentes

o silencio dos inocentes, the silence of lambs


Nesta obra dirigida por Jonathan Demme baseado em um livro de Thomas Harris que carrega o mesmo título, podemos observar de vários ângulos os extremos do ser humano, tendo Hannibal Lecter como protagonista.

Hannibal é um personagem bastante exótico e peculiar, adorado talvez por sua intelectualidade fora do comum, formado em medicina, acostumado a lidar com cadáveres além de ser um renomado psiquiatra, teria tudo para ser uma pessoa renomada se não fosse por suas práticas inapropriadas e foras de lei..

Ele tem uma estranha prática de não apenas matar sua vítimas como devorá-las ainda vivas.

Produção


O Silencio dos Inocentes, capa, mensagem subliminar, mariposa caveira
Mensagem subliminar na capa de: O Silêncio dos Inocentes


O Silêncio dos Inocentes é um filme de terror/suspense norte-americano lançado em 1991 sob a direção de Jonathan Demme, o longa teve como inspiração um livro homônimo publicado em 1988 por Thomas Harris.

O orçamento de produção do filme custou 19 milhões de dólares e após o lançamento, arrecadou muito mais que isso.

Nos Estados Unidos o filme chegou às telas dos cinemas em 14 de fevereiro de 1991, arrecadando mais de 130 milhões de dólares em sua exibição apenas no país. Foi o terceiro longa a ganhar os prêmios Oscar em cinco categorias diferentes, e considerado por muitos um dos melhores filmes de terror da época, na frente até mesmo de "O Exorcista".


Enredo


Hannibal Lecter sendo entrevistado por Clarice Starling


Clarice Starling (interpretada por Jodie Foster) é uma jovem agente do FBI que para seu azar, foi escalada para entrevistar um assassino canibal altamente inteligente e violento, chamado Hannibal Lecter (interpretado por Anthony Hopkins) isso com a intenção de capturar um assassino em série que está solto, matando mulheres, cortando suas peles e as desovando em locais aleatórios.

A única ligação entre os crimes é apenas o inusitado fato das autópsias revelarem uma mariposa tropical no interior do corpo das vítimas, como se fosse algum tipo metafórico de "assinar" as vítimas, como muitos serial killers fazem.

O assassino, para alarmar ainda mais a população e dar assunto para a mídia, sequestra a filha de uma senadora e, com isso, toda a polícia trabalha incessavelmente para localizar o criminoso e prende-lo antes que cometa o ato sádico de esfolar a moça viva apenas para utilizar sua pele.

Para traçar o perfil psicológico do sequestrador, Clarice conta com a ajuda de um psicopata, Hannibal Lecter, condenado à prisão perpétua por nove assassinatos e detido há mais de oito anos.

Tem início um jogo de pistas e enigmas que elevam o clímax do filme, onde Hannibal, um ex-psiquiatra que se tornara canibal consegue engendrar uma espetacular fuga de merecer o oscar, algo simples e altamente inteligente que desbanca as autoridades e gera uma reviravolta total na trama.


Bufallo Bill, O Silencio dos Inocentes, The Silence of Lambs
Buffalo Bill, o infame serial killer


O serial killer que foi paciente de Hannibal Lecter é um transsexual conhecido pela mídia por Buffalo Bill, insatisfeito(a) com sua forma física, planeja construir para si uma segunda pele feminina, servindo-se das peles de suas vítimas. 

Sua última vítima era justamente a filha da senadora, que é aprisionada num poço aberto no porão de uma velha casa, lugar onde provavelmente colocava as outras vítimas.

Seguindo as pistas do psiquiatra-canibal, Clarice passa a concentrar suas investigações na primeira vítima do serial killer: aquela que despertara sua cobiça dando início a uma série de matanças deveria viver próximo a ele, o que facilitaria o trabalho da polícia em localizar o assassino.



Sequências


Hannibal, Dragão Vermelho, Hannibal: A Origem do Mal, Capas


O filme teve uma sequencia lançada em 2001 intitulada apenas como "Hannibal", tendo seu enredo na histórica cidade de Florença, na Itália, onde Lecter leva uma vida normal após sua fuga espetacular da prisão no longa anterior. Um dos melhores filmes ao meu ver, além de ter uma trama concreta, sem rodeios e bem definida, a mesma ainda se passa com em meio ao bonito cenário de Florença.

No ano seguinte foi lançado um prelúdio que se passa antes dos acontecimentos de "O Silencio dos Inocentes" onde Hannibal Lecter ainda não é conhecido publicamente por seu instinto assassino/canibal e exerce sua função como psiquiatra, porém seguindo a mesma metodologia do primeiro filme, Hannibal é uma peça fundamental para o FBI localizar outro assassino em potencial, que foi paciente de Lecter quando estava em liberdade, o longa foi intitulado de "Dragão Vermelho" e nele podemos ver como o canibal vai parar atrás das grades.

Cinco anos depois, em 2007, foi lançado "Hannibal: A Origem do Mal", outro prelúdio, esse por vez  mostrando como foi a infância e juventude de Lecter, deixando claro para o público que ele se tornou o cruel e temido assassino graças à trágicos eventos que ocorreram na sua infancia em épocas de guerra. Outro filme que o espectador não pode deixar de assistir para que possa. no mínimo, tentar compreender a mente de Lecter, ou pelo ao menos a origem desse mal.




O Silêncio dos Inocentes é um clássico do gênero terror com uma trama bem articulada é capaz de envolver os espectadores logo nas cenas iniciais do filme, impelidos a embarcar nesse enredo para conhecer um pouco mais sobre o intelectual Hannibal Lecter e saber o que irá acontecer nos próximos minutos de filme. Anthony Hopkins soube interpretar bem o papel de Lecter, transmitindo o ar sombrio e enigmático do psiquiatra-canibal aos que assistem.

Os fás de terror que ainda não conferiram esta obra não sabem o que estão perdendo, ainda não li o livro, porém está na minha lista de afazeres.

Deixarei o trailer do longa abaixo:




David Alves Mendes