quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Horror Interativo - Edward Mãos de Tesoura




Horror Interativo é uma categoria especial do blog, onde comentarei sobre assuntos diversos abrangendo, analisando, opinando, principalmente sobre cinema, literatura e música.


Hoje trago para vocês uma obra prima de nosso querido Tim Burton, tendo como papel principal outro mestre da arte cinematográfica, Johnny Depp. Lembro de tal filme passando no finalzinho da tarde na sessão da tarde, e quando terminava já estava escurecendo, consigo lembrar da melancolia, desfrutar de um sentimento puro de nostalgia onde relembro minha infância.


De repente me pego assistindo um dos maiores clássicos do cinema e de boa parte não só da minha, mas da infância de muitos.

 
Edward Mãos de Tesoura




O filme oscila entre muitos gêneros, e carrega uma energia bastante sombria e melancólica ao decorrer da trama, principalmente nos momentos de clímax, podemos perceber também muitas cenas cômicas onde o humor está presente e cenas de sentimentos a flor da pele, como paixão (quando nosso amigo Edward se encanta com Kim, uma bela jovem, filha da gentil revendedora de cosméticos que leva Edward para morar um tempo com sua família), também passamos por momentos como raiva e frustração (quando Edward se vê incompreendido por todos e pressionado em relação ao seu modo de vida e sua paixão por Kim) como podemos vê-lo descontando sua raiva destruindo suas próprias obras de arte que fez para a vizinhança que viria a lhe julgar. 

Falar de uma obra do Tim Burton é complicado e agradável, estamos falando de um filme dos anos noventa, uma obra prima marcante que retrata vários aspectos incluindo críticas explícitas ao modo de "se encaixar" em uma sociedade padronizada.

Existem bem mais significados por trás lentes que exibem Edward Scissorhands, mas primeiro vamos ao filme em si,




O longa foi o marco inicial da sequência de produções de Tim Burton junto com Johnny Depp: em 1994 veio Ed Wood, seguido por A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Noiva Cadáver (2004), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007), Alice no País das Maravilhas (2010) e, a oitava e mais recente parceria, Sombras da Noite (2012).



Enredo

coletado da wikipedia,
o enredo contem revelações sobre o filme

Edward é a 'criação' de um velho inventor, que vem a falecer antes de ter chance de terminar seu último trabalho, um homem de carne e osso, deixando-o sem nenhuma das mãos e completamente sozinho, na mansão sombria onde somente os dois moravam. 

No lugar das mãos existiam tesouras com as quais esculpia e cuidava do jardim da mansão. Algum tempo depois, uma senhora muito simpática e atenciosa, chamada Peg, que trabalha vendendo produtos cosméticos, decide ir visitar a mansão de aparência meio sombria, para tentar vender seus produtos, mansão essa que ficava um pouco afastada da cidade. Ao entrar na mansão, depara-se com Edward e percebe que o rapaz estivera completamente sozinho durante muito tempo, Peg não consegue abandoná-lo lá e resolve levá-lo para passar um tempo na cidade, junto com a família dela, o que causa muita agitação por parte de seus vizinhos.

Edward se torna 'celebridade' e por algum tempo, todos disputam sua atenção e parecem gostar de sua excentricidade. Até Kim, a filha mais velha de Peg, por quem ele se apaixona à primeira vista e que não gosta do rapaz, logo de primeira, passa a enxergar algo especial nele, o que não agrada seu namorado, Jim. 

Contudo, toda essa euforia ao redor de Edward não dura muito tempo. Jim quer assaltar uma casa e resolve se passar por amigo de Edward, para usar as mãos de tesoura do rapaz para abrir as portas da casa. Ao entrar na casa o alarme dispara e todos fogem, deixando Edward sozinho, Kim tenta convencer seu namorado em voltar mas ele não o faz. A Policia chega e leva Edward preso. Peg consegue explicar todo o mal entendido para os policiais mas, depois do acontecido a cidade inteira se volta contra ele, com a exceção de Kim, que sabe que ele nunca fizera nada de mal e o defende.

 Edward, que já estava farto de tanta confusão, resolve fugir, mas novos conflitos fazem com que ele seja perseguido pelos habitantes da cidade, pela polícia e, seja tocado para fora de lá, de volta à sua mansão. Jim, o maior opositor de Edward, decide ir atrás dele e matá-lo, após ser rejeitado por Kim, que o segue e tenta impedi-lo. 

Trava-se, na mansão de Edward, uma luta entre os dois, que termina com a morte de Jim, quando ele cai da janela do sótão da mansão. Kim tem a ideia de forjar uma história de que Edward e seu ex-namorado mataram um ao outro, para que ele não seja preso. Assim, os dois se despedem e Kim leva consigo as tesouras reserva de Edward, como prova de sua morte, para os habitantes da cidade, que aguardavam apreensivos, fora da mansão.


O filme é tido como uma história, iniciando com a cena de uma senhora contando uma história (a de Edward) para sua neta em uma noite repleta de frio e neve, e assim como começou o filme termina, com fim da história de Edward, ou pelo menos como todos acreditaram que terminou.




É possível conferir um dos trailers do filme acima.

Não é preciso ser nenhum gênio para saber que esse estilo clássico de filme encanta quem assiste, é como no antigo clássico do horror, Frankestein ou outro título famoso que já comentei aqui no blog, O Corvo. 

Tudo consiste em um protagonista diferente, com suas frustrações e problemas pessoais tendo que lidar com mais um problema comum e real, o preconceito em geral e a dificuldade que muitos possuem de socializar por receio ou outros motivos, como a pressão que a sociedade coloca em cima de você.

É exatamente isso que acontece no filme, o nosso protagonista Ed carrega todas as frustrações e angústias dentro de si de uma forma a transmitir uma melancolia nítida aos que assistem, graças também à maravilhosa atuação do Depp, e como eu disse no início da matéria, os sentimentos (como amor e ódio) são explorados à fundo em uma fantasia fantasmagórica à flor da pele bastante digna,

Vale ressaltar que para criar o visual obscuro do personagem, Burton recorreu ao renomado filme do horror mundo, O Gabinete do Dr. Galigari, o personagem em si seria um sonâmbulo  imortalizado por Veidt.




O filme está disponível na Netflix, tanto dublado quanto legendado.

Edward Mãos de Tesoura com certeza é um clássico que marcou várias épocas, e continuará marcando por meio da nossa adorável e bélica sétima arte que recheia nossas mentes durante muitas madrugadas de insônia.


Matéria por: David Alves Mendes