sábado, 4 de julho de 2015

The Dark Side of the Moon e O Mágico de OZ





















Esse é um assunto que me intriga, atrai e encanta bastante, simplesmente pelo fato de O Mágico de Oz ter um grande significado em minha vida e Pink Floyd ser minha banda favorita, também tendo grande significado em minha vida. 



Sempre ouvimos falar que se sincronizasse o clássico álbum The Dark Side of the Moon da banda de rock britânica Pink Floyd com o filme O Mágico de Oz daria uma sincronia perfeita e que um havia sido inspirado no outro na hora de sua criação.



Embora nunca houvesse provas o suficiente pra isso, com a nossa tecnologia e a famosa internet já é possível juntar essas duas belas artes e realmente testar se é verdade ou mito toda a história. 



Os membros do Pink Floyd repetidamente insistem que o fenômeno é pura coincidência. Em uma entrevista para o 25º aniversário do disco, o guitarrista e vocalista David Gilmour negou que o disco foi escrito intencionalmente para ser sincronizado com Oz, dizendo que “Algum cara com muito tempo livre teve essa ideia de combinar O Mágico de Oz com Dark Side of the Moon”. 



Agora fica a pergunta: a banda fez isso mesmo de propósito? Assista e tire suas próprias conclusões!  Curtam essas duas obras de arte em uma só.



Coincidências:

Alguns exemplos das coincidências entre as duas obras. 

Primeira cena em preto e branco: 

  • O verso "balanced on the biggest wave"; (balançando na maior onda) é cantado justamente quando Dorothy está se equilibrando na cerca e "On The Run" começa justamente quando Dorothy cai da cerca. Isso cria um sentimento muito mais obscuro que o próprio filme poderia criar.
  • Quando Tia Em está gritando com os 3 trabalhadores, uma voz feminina pode ser ouvido no fundo do disco que pára exatamente quando Tia Em para de mexer a boca.
  • Dorothy vira-se e olha justamente quando o verso "look around" (olhe ao redor) é cantado.
  • Quando Dorothy está cantando "Over the Raibow", ela olha muitas vezes para os aviões ouvidos no CD.
  • Um verso em "Over the Raibow" é: Birds fly, why can’t I? Na música Breathe, há um verso assim: For long you live and high you fly.
  • Totó aparece rindo para Dorothy quando a risada é ouvida no CD.
  • Repiques e sinos (da música Time) começam a zumbir quando a velha avarenta anda em sua bicicleta. Isso acaba quando ela desce da bicicleta.
  • Já dentro da casa, a música reflete o clima da cena, especialmente quando Dorothy muda sua atenção para diferentes personagens.
  • As palavras Past, Present and Future podem ser lidas numa placa fora do adivinhador durante o solo de "Time" (Tempo).
  • O adivinhador diz a Dorothy que ela precisa ir para casa justamente quando o verso "home, home again" (casa, casa novamente) é cantado.
  • Quando o tornado começa a tomar forma, a música muda para "The Great Gig In The Sky" (O Grande Espetáculo No Céu).
  • A bateria em "The Great Gig In The Sky" começa justamente quando o vento começa a causar estragos.
  • Quando Dorothy bate sua cabeça, a cantora abaixa a voz e a música torna-se suave.
  • A música acaba quando Dorothy acorda. Observação: Em aproximadamente 3:35 de The Great Gig In The Sky no álbum "Pulse", uma voz feminina sussurra "I never said I was afraid of Dorothy", justamente quando sua Tia Em passa pela janela.
  • Os sons de Money começam na parte colorida do filme, quando Dorothy abre a porta. Significa o alto custo na produção de um filme colorido na época.
  • Dorothy começa a andar (dançando) para dentro da cidade dos Munchkins junto com a guitarra.


Parte Colorida:

  • A boa bruxa aparece para tocar guitarra na sua varinha mágica. Ela move seus dedos na varinha como se realmente estivesse tocando guitarra.
  • Os soldados Munchkins marcham com a batida, mais notável quando eles trazem seus braços no peito. Repare como Munchkins dançam com as músicas.
  • Durante o início de "Us and Them", o prefeito e os políticos munchkins conversam enquanto vozes masculinas podem ser ouvidas.
  • As bailarinas entram em "us, us, us". A bailarina na esquerda da tela sincroniza sua dança exatamente com a música.
  • Os garotos dos pirulitos entram em "me, me, me". Eles chutam as pernas a cada "me, me, me".
  • A bruxa malvada aparece exatamente nas palavras "black, black".
  • As palavras "blue, blue" parece relacionar-se à Dorothy, mas não bate exatamente com a mudança para Dorothy.
  • "And who knows whick is which and who is who" (e quem sabe qual é qual e quem é quem?) é cantado quando a boa bruxa está explicando a Dorothy que existem duas bruxas malvadas – a do leste e a do oeste.
  • As palavras "up, up" são cantadas quando a bruxa malvada está em cima da plataforma, e "down, down" é cantada quando ela desce da plataforma.
  • "And in the End" (e no fim) é cantado quando a bruxa do leste desaparece.
  • "down, down" é novamente cantado, desta vez quando Dorothy desce da plataforma.
  • "out, out, out" é cantado quando a boa bruxa está indo embora.
  • A troca de música ocorre exatamente na troca de cena.


A Cena do Espantalho:


  • O espantalho acentua a guitarra "wah-wah". A guitarra tocará sempre que o espantalho ou Dorothy falar.
  • Seus corpos movimentam-se correlacionados com a guitarra quase que exatamente.
  • Ouve-se as palavras "paper-boy" justamente quando o espantalho mostra os papeis em sua barriga.
  • A canção "Brain Damage" (Dano Cerebral) está tocando quando o espantalho diz que queria ter um cérebro.
  • Quando o espantalho está dançando e cantando, ele dança com a música.


A Cena do Homem de Lata:

  • A batida do coração está tocando no CD quando Dorothy está estalando o peito do homem de lata.


Fim do disco:

Tem gente que acredita que, se o disco for tocado duas (ou três) vezes, a sincronia continua. Para isso, é preciso programar faixa a faixa pra primeira até a última duas vezes seguidas. Eu fiz a experiência somente com a primeira parte, mas vou escrever aqui as coincidências que outras pessoas viram quando repetiram o disco. Vale a pena tentar.



A Cena do Homem de Lata (continuação):

  • O álbum repete aqui e as batidas de coração também se repetem. Quando o homem de lata está todo lubrificado, ele começa a dançar exatamente quando as batidas começam. Ele dança com a música. O homem de lata faz o vapor sair de sua cabeça com as batidas "hi-hat".


A Cena do Leão:

  • Um morcego voa através da tela enquanto o som de um avião é ouvido no CD.
  • O rosnado do leão correlaciona-se com o som do rosnado no CD.
  • O leão parece estar conduzindo a música quando fala.
  • Todos os três personagens saltam com a batida durante a mudança de cena.


A Cena do Castelo de Esmeralda:


  • O cavalo e os personagens no castelo estão se movendo com a batida.
  • O cavalo muda de cores na ordem das cores do arco-íris na capa do disco.
  • A mudança de música ocorre quando eles começam a andar na grande sala.
  • Dentro das sala do mágico, o fogo atira com a música.
  • O leão pula da janela com "down, down".
  • "Forward He Cried" é cantado quando o homem de lata está dizendo ao leão para ir a diante.
  • A fumaça embaixo da cara do mágico aparece azul somente quando ouve-se "blue, blue".
  • Os repiques ouvidos no começo com a velha avarenta, são agora acentuados pelos aplausos da multidão na cena do balão de ar quente.
  • Dorothy bate nas cicatrizes com a batida "hi-hat".


De volta para casa (cena preta e branca)

  • As palavras "home, home again" são cantadas quando Dorothy acorda e abre seus olhos. A música acaba exatamente quando acabam os créditos.


Outras evidências:

  • A capa do disco tem um prisma. A luz preta e branca bate no prisma e sai colorida. No disco original, no prisma da contracapa do álbum, a luz entra colorida e sai preta e branca. Isto simboliza exatamente o filme – começa preto e branco, passa para o colorido e volta ao preto e branco.
  • No olho na capa do disco "Pulse", que tem uma performance inteira ao vivo de "The Dark Side of The Moon", você pode encontrar a bicicleta da velha avarenta, Dorothy, o Leão, o Homem de Lata, o Espantalho e a Bruxa.
  • O verso "Race towards on early grave" é cantado durante um close em Dorothy. Isso faz referência ao fato de Judy Garland ter morrido prematuramente devido a abuso de drogas.


Os títulos e seus temas:

SPEAK TO ME (fale comigo) É a cena de abertura do filme, ninguém tem tempo para conversar com Dorothy quando eles se preparam para a tempestade.

ON THE RUN (correndo) Uma instrumental que não sincroniza com uma cena em particular, mas é um tema repetido no filme: Correndo para casa no começo; Correndo de casa; Correndo durante a tempestade; Correndo da bruxa malvada.

GREAT GIG IN THE SKY (o grande espetáculo no céu) A canção começa quando Dorothy está correndo para casa durante a tempestade. O título pode-se aplicar ao tornado ou à casa dando voltas no céu. Sem falar que o vocal dessa música sincroniza perfeitamente com as cenas.

MONEY Pode se referir ao fato deste ser o primeiro filme já filmado em cores. Esta canção começa exatamente quando a parte colorida do filme começa. Deve ser notado que, por usar cores, este filme foi o mais caro da época.

US AND THEM (nós e eles) Pode significar humanos e munchkins ou bom e mal.

ANY COLOUR YOU LIKE (da cor que você preferir) - No filme o cavalo muda de cor aproximadamente 5 vezes, na ordem das cores do álbum. Isso foi feito de propósito pelos produtores usando gelatina no cavalo.

BRAIN DAMAGE (dano cerebral) - Refere-se claramente ao espantalho.


Essa é um teoria que pode ser comprovada por mais que os integrantes de Pink Floyd neguem, as coincidências são muito fortes, e é algo que você pode conferir por si mesmo. Sem falar nas duas obras de arte do século passado. The Dark Side of Moon e O Mágico de Oz, que marcaram uma geração inteira.