quinta-feira, 9 de julho de 2015

Olho de Hórus

david alves mendes, tatuagem, olho de hórus, olho de hórus tattoo


Aproveitando a matéria anterior ligada ao antigo Egito, aproveito para mostrar a última tatuagem que fiz e abordar mais um assunto egípcio. O Olho de Hórus, um grande símbolo egípcio que além de cultural, trás toda uma história por trás de si.

Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa poder e proteção, relacionado ao deus Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas (inclusive na atualidade).


História do Símbolo


Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante uma luta, o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre sua cabeça. Depois da sua recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.

Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além.

O olho esquerdo representa a informação abstrata, controlado pelo lado direito do cérebro, é representado pela lua, e simboliza um lado feminino, com pensamentos e sentimentos, intuição, e a capacidade de enxergar um lado espiritual.

O olho direito de Hórus representa a informação concreta, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro. Esse lado é responsável pelo entendimento de letras, palavras e números, e é mais voltado ao universo de um modo masculino.

Os egípcios também utilizavam o olho de Hórus, em fragmentos, como parte de seu sistema numérico. As partes do olho representavam frações. Cada parte com seu valor.

Como vocês podem perceber, na imagem eu também seguro um pingente da Ankh (Cruz Ansata), outro grande símbolo egípcio, porém esse é assunto pra outra matéria, também símbolo para outra tatuagem.

Representação do deus Hórus