terça-feira, 5 de maio de 2015

Cadáveres com olhos abertos

















Existem inúmeras lendas a respeito dessa questão em diversas crenças e mitologias.

Já foi popularmente acreditado que se uma pessoa morresse e seus olhos permanecessem abertos, eles estavam procurando alguém para levar com eles para o seu destino final. Geralmente seria alguém na família da pessoa falecida. Para impedir que isto acontecesse, os britânicos fechavam os olhos das pessoas mortas e colocavam duas moedas nas pálpebras para evitar que os olhos se abrissem novamente. Na mitologia grega, a moeda era colocada na boca do falecido para pagar o barqueiro que levaria sua alma através do rio.


Em épocas anteriores, também acreditava-se que se uma pessoa morresse e seus olhos ficassem abertos, seria obra de que espíritos malignos não iriam deixá-lo descansar ou um sinal de que quem morreu deixou a vida insatisfeito.

Em uma pequena aldeia no nordeste da Namíbia, um cadáver parou seu próprio funeral, porque ele se recusou a manter os olhos fechados. O homem, que estava em seus oitenta anos, teve uma longa e arrastada doença antes de finalmente falecer. Quando seus parentes se reuniram no necrotério para preparar seu corpo para o funeral, eles ficaram chocados ao vê-lo piscar várias vezes.

Depois de pedir o conselho de um curandeiro tradicional, a família decidiu enterrar o homem em um cobertor e não um caixão.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...