sábado, 22 de novembro de 2014

Conheça as últimas palavras de 10 pessoas condenadas à morte
















Esse assunto é controverso e existem milhares de motivos pelos quais um país decide adotar ou não a pena de morte. No Brasil, como a gente sabe, não existe esse tipo de condenação, mas em outros países, como nos Estados Unidos, essa é uma realidade. Mas, polêmicas à parte, não é esse o motivo da matéria aqui apresentada.

Hoje você vai conferir algumas das últimas e mais intrigantes palavras ditas por prisioneiros condenados à morte em diversos lugares do mundo. Algumas delas, como você vai ver abaixo, realmente fazem refletir: será que todos eles eram realmente culpados?

Confira abaixo.


10 - Donald Lee Gilsoin

Donald foi executado em Oklahoma, nos Estados Unidos, no dia 14 de maio de 2009. Ele foi condenado à morte por matar seu enteado de apenas 8 anos, Shane Coffman. As últimas palavras ditas pelo homem antes da morte foi: “Eu sou um homem inocente, mas eu tenho que ir para o céu, e eu irei ver Shane hoje à noite”.


09 - Michael Sigala

“Sim, senhor, eu gostaria de pedir desculpas para a família. Eu não tenho razões para ter feito isso, não entendo porque eu fiz aquilo. Espero que vocês possam viver o resto das suas vidas livres de ódio. Eu rezo para que o Senhor me perdoe. Eu me entrego a ti, todo poderoso Senhor. Amém”. Essas foram as últimas palavras ditas por Michael, que foi executado em março de 2010, no Texas. Ele foi condenado à morte pelo assassinato de Kleber Santos.


08 - John Bell

John, quando foi executado, era apenas um garoto. Ele foi a última criança a ser executada na Inglaterra do século 19. Segundo dados históricos, ele foi enforcado por assassinato e sua morte foi assistida por 5 mil pessoas. Antes da morte, ele disse: “Senhor, tem piedade de nós. E que todas as pessoas antes de mim possam ser advertidas disso”.


07 - Mary Blandy

Executada na Geórgia, Estados Unidos, Mary foi enforcada por ter envenenado seu próprio pai com uma poção. No dia de sua morte, ela estava usando uma saia e, para honrar sua fama de “engraçadinha”, ela: “Por uma questão de decência, senhores, não me enforquem muito alto”.


06 - Gerald James Holland

Executado em Mississippi, no ano de 2010, Gerald é considerado o prisioneiro mais velho a receber pena de morte nos Estados Unidos. Ele foi condenado à injeção letal pelo assassinato de uma garota de 15 anos. Antes de ter a pena executada, ele disse: “Eu queria que isso pudesse trazê-la de volta. Eu quero que vocês todos saibam que estou muito triste disso ter acontecido. Eu sei que estava errado, mas foi culpa do álcool, do desespero e do meu temperamento“.


05 - Gary Burris

Esse homem foi executado por injeção letal em 20 de novembro de 1997 após 17 anos aguardando a pena de morte, por ter matado a sangue frio de um motorista de táxi de Indianápolis. Sendo uma das mais originais, sua citação antes da morte foi: “Beam me up”, uma referência a Star Trek – a frase era dita quando os personagens queriam ser transportados de volta para a nave.


04 - Julius Young

Condenado pela morte da filha e do neto da sua namorada, Julius morreu no dia 14 de janeiro de 2010, em Oklahoma. No dia de sua execução, ele não parou de insistir em sua inocência. Suas últimas frases foram: “Eu não tirei as vidas de Joylan Morgan e seu filho Kewan. Meu advogado falhou. É uma tragédia. Eu sou um homem inocente. Para a minha família, eu amo vocês”.


03 - Franklin Dewayne Alix

Acusado de vários estupros, mortes, assaltos e sequestros, Franklin foi executado no Texas, no dia 30 de março de 2010. Mas, mesmo reconhecendo suas suas falhas, o criminoso disse que sua consciência estava tranquila. Suas últimas palavras foram: “Eu não sou o monstro que eles me fizeram parecer. Eu cometi muitos erros que levaram seu filho. Eu vacilei, fiz pobres escolhas. Vou levar isso para cova, vou estar em paz. O que é pra ser, é pra ser. Eu tenho paz no meu coração”.


02 - Robert Alton Harris

Em 1992, Robert Harris se tornou o primeiro homem em décadas a ser executado na Califórnia, Estados Unidos. Ele tinha 39 anos e recebeu essa pena pelo assassinato de dois adolescentes. Suas últimas palavras foram: “Você pode ser um rei ou um varredor de rua, mas todo mundo dança com o anjo da morte”. Era uma linha de poesia.


01 - Rogelio Reyes Cannady

Condenado por matar um garoto de 16 anos a facadas e por estrangular e estuprar uma menina de 13 anos, Rogelio tem a frase mais lembrada quando o assunto são as últimas palavras de presos executados. Isso porque ele, não usou seus últimos segundos de vida para, simplesmente, se despedir de seus familiares ou falar de sua inocência.

Em 2010, no Texas, quando foi cumprida sua condenação, o homem narrou, em tempo real, qual era a sensação de morrer, à medida que a injeção letal começava a fazer efeito: “Eu achei que ia ser bem mais difícil que isso. Estou preparado para ir. Eu vou dormir agora. Eu posso sentir. Está fazendo efeito…”.


Como foi dito no início da matéria, a pena de morte é um assunto bastante polêmico, porém em muitos aspectos acho desnecessário, pois muitos inocentes acabam morrendo injustamente, e alguns cometem atos quando estão fora de si (no caso de álcool e drogas) e depois se arrependem, sem falar nos que agem sem pensar e logo bate o arrependimento. 

Acredito que bons anos trancado em uma cela é capaz de mudar um ser humano, porém, se não mudar, aí sim é necessário tomar uma atitude mais drástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário