sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dia do Saci Pererê

























Nesta sexta-feira, 31 de outubro, também é comemorado o Dia do Saci. O homenzinho que anda sem uma perna e com um chapeuzinho vermelho na cabeça, além de um cachimbo na boca, e vive fazendo brincadeiras e assustando as pessoas que passeiam pelas florestas, desde o século 19, e só ganhou um dia para chamar de seu em alguns Estados do Brasil. Não é o caso de Pernambuco.


Personagem marcante do folclore brasileiro, uma mistura de influência europeia com indígena que tem tudo a ver com a nossa origem. Muito mais do que as bruxas lá do Hemisfério Norte. De acordo com o folclorista Luiz Câmara Cascudo, a personalidade brincalhona do saci vem do folclore português. Entre os índios, o personagem é mais conhecido como curupira, e tem um rabo. Já os negros dizem que o saci perdeu a perna numa luta de capoeira.

Além de adorar pregar peças nos outros, esconder coisas e assustar os animais, o saci é um conhecedor de ervas medicinais e sabe guardar muitos segredos sobre as plantas. Tudo bem que as florestas e matas já não são mais tão verdejantes como antigamente. Mas deixar um mito morrer é sepultar a cultura. Portanto, na onda de preservar o verde, aproveite para preservar o saci e a cultura brasileira.

















Fonte: Portal Tag It

Nenhum comentário:

Postar um comentário